sábado, 14 de novembro de 2015

Resenha: O Inimigo Secreto de Agatha Christie



"Trama original. Um dos livros que impulsionou a carreira de Agatha Christie, apresentando o casal de detetives Tommy e Tuppence." - Times Literary Supplement


Sinopse:

Cansados da rotina, dois jovens decidem fundar uma empresa nada convencional, especializada em investigações, a Jovens Aventureiros Ltda. O primeiro caso era um desafio que intrigava a Scotland Yard: o desaparecimento da americana Jane Finn, levando com ela documentos secretos que poderiam comprometer o governo inglês. Mas Thomas Beresford e Prudence Cowley - ou simplesmente Tommy e Tuppence - não são os únicos interessados em descobrir o paradeiro desses papéis. A mesma busca é empreendida por um homem misterioso e perigoso, conhecido como Sr. Brown, um mestre na arte do disfarce, que pode aparecer do nada e desaparecer em seguida sem deixar qualquer rastro.


Opinião:

O Inimigo Secreto é a primeira aventura dos detetives Tommy e Tuppence, de autoria de Agatha Christie, lançado originalmente em 1922. Esta edição da BestBolso possui o total de 319 páginas.


Eis mais uma obra da Rainha do Crime que flui rapidamente, sendo possível ler em um final de semana tranquilamente. Vale destacar que para a época em que O Inimigo Secreto foi lançado, quase cem anos atrás, a maneira da autora escrever era diferenciada, pois sua habilidade de nos contar suas histórias de uma maneira rápida e direta sem parecer uma trama rasa é de se elogiar. 

Novamente Agatha leva o leitor a duvidar sobre a identidade do vilão, nos induzindo a mudar de opinião várias vezes, e mesmo nesta obra sendo poucas as alternativas, digo que mais uma vez errei a identidade do inimigo secreto. 

Os ousados protagonistas Tommy e Tuppence apresentados nesta obra possuem um carisma que conquista o leitor, mas por enquanto ainda prefiro ver Poirot por para funcionar suas células cinzentas.

Mais uma vez, mesmo se tratando de uma boa história, ao meu ver algumas atitudes dos personagens não me convenceram, sendo isto o único ponto negativo do livro.

Enfim, O Inimigo Secreto é no mínimo uma boa obra, pois a maioria das resenhas que andei lendo possuem opiniões muito positivas. Tenho muitos outros livros da autora na estante, e ao olhar para eles tenho a esperança de ao menos um eu gostar tanto quanto do espetacular E Não Sobrou Nenhum.

Para os fãs da autora é uma leitura altamente recomendada, e para os que ainda não conhecem seus trabalhos, O Inimigo Secreto é uma boa opção.


Minha nota: 8

6 comentários:

  1. Li esse livo há alguns meses e, apesar de ser ingênuo demais, foi uma delícia lê-lo, uma leitura descompromissada, mais parecendo o roteiro de um desenho animado. Quanto a outro livro como E Não Sobrou Nenhum, devo ter lido uns 50 livros da autora e nunca encontrei um que o supere. Mas há uns poucos com a atmosfera mais densa como ele, como O Cavalo Amarelo, Encontro com a Morte e Assassinato no Expresso do Oriente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, concordo em tudo com você em relação ao O Inimigo Secreto. Tenho os três livros mencionados por você com uma atmosfera densa como E Não Sobrou Nenhum. Fiquei empolgado !

      Excluir
  2. De fato, a Agatha Christie faz juz ao titulo de rainha do crime. Seus livros fazem até quem não gosta de suspense passar a gostar! hahaha

    Me interessei bastante neste livro! Além disso, gostei muito de sua resenha também.

    Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícios, a Agatha está dentre os poucos escritores que suas obras possuem opiniões muito positivas da grande maioria dos leitores do mundo.

      Excluir
  3. Ois,

    Não li este livro mas é seguramente a MESTRE neste genero literário :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fiacha, o livro é bom, mas o que mais gostei da autora até agora foi O Caso dos Dez Negrinhos. Simplesmente espetacular !

      Excluir