quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Resenha: Perdido em Marte de Andy Weir



"Não consegui largar este livro ! É a rara combinação de uma ótima trama original, personagens incrivelmente reais e uma precisão técnica fascinante. É como um episódio de MacGyver na Ilha misteriosa." - Astronauta Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional


Sinopse:

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.

Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.

Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.

Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico - e um senso de humor inabalável -, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. 

Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.


Opinião:

Perdido em Marte, primeiro livro escrito por Andy Weir, foi lançado originalmente em 2011, e publicado por aqui pela editora Arqueiro, contendo 336 páginas.

E foi com uma altíssima expectativa que iniciei a leitura de Perdido em Marte, pois todas as resenhas que li em vários blogs foram somente elogios.

A maneira que a história foi contada, grande parte em forma de diário, tinha tudo para ser um livro massante e cansativo, pois o autor explicou passo a passo os ajustes e consertos realizados pelo protagonista Mark Watney. Mas é aí que entra as habilidades de escrita de Andy Weir, que com uma linguagem simples e um humor sarcástico excelente contido tanto nos diálogos quanto no diário do protagonista, já fazem desta obra uma leitura acima da média. Mesmo se tratando de uma condição aterrorizante em que o protagonista se encontrava, o autor conseguiu incutir muito humor de uma maneira convincente dentro do contexto. Simplesmente genial !


Este livro se encontra entre os que eu mais estava ansioso/curioso pelos momentos finais, que ao chegar lá, mesmo eu imaginando uma conclusão diferente, foi muito satisfatória.

Perdido em Marte só não ganha nota máxima porque mesmo não sendo maçante as muitas páginas de que possui o passo a passo dos afazeres do protagonista em Marte, acho que poderia ser menos detalhada estas passagens, mas para muitos fãs de ficção científica provavelmente isto não irá incomodar. Leitura recomendada !


Minha nota: 9

4 comentários:

  1. Também adorei Perdido em Marte, entrou pra lista de favoritos do ano :)

    http://chatadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, achei a habilidade de escrita do autor bem acima da média, principalmente pelo humor sarcástico bem colocado. Não sei se entra entre os meus favoritos do ano, pois li muitos livros excelentes, mas ao menos entre os de ficção científica se encontra sim entre os meus preferidos.

      Excluir
  2. Viva,

    Nao li e foi-me muito recomendado, tenho que ver se arranjo em formato digital mais a mais já tenho muitas saudades de voltar à boa FC, algo tão desprezado atualmente deste lado do atlântico.

    Abraço e otima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiacha, tem grandes chances de gostar, pois o livro é muito bom. De FC te indico o magnífico O Revivente de Ken Grimwood. Este sim é muito difícil não gostar !

      Abraço !

      Excluir