quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Resenha: O Diamante do Tamanho do Ritz e Outros Contos de Francis Scott Fitzgerald



"Fitzgerald era melhor escritor do que todos nós juntos." - John O' Hara


Sinopse:

O Diamante do Tamanho do Ritz traz a história de John T. Unger, nascido na cidadezinha de Hades. Quando vai estudar em Boston, ele entra em contato com a classe alta da Nova Inglaterra, a sua crescente obsessão por status o levará às mais disparatadas desventuras. 

Em Bernice Corta o Cabelo, uma moça do interior passa uma temporada na cidade e faz de tudo para se aproximar da prima, uma jovem popular e sem escrúpulos. 

Em O Palácio de Gelo, Sally Carrol, uma garota sulista debate-se entre o noivado com um ianque e as fidelidades às tradições do Sul. 

Além de figurar entre os mais famosos contos de Fitzgerald, estes textos são exemplares do autor, pela narrativa arrojada e por abordar a vida da juventude rica americana na primeira metade do século XX.


Opinião:

O Diamante do Tamanho do Ritz e Outros Contos, reúne três contos de Francis Scott Fitzgerald, sendo o primeiro conto, o que leva o título do livro escrito em 1922, Bernice Corta o Cabelo também em 1922 e O Palácio de Gelo escrito em 1920. Esta edição brasileira foi publicada em 2006 pela editora L&PM, contendo 134 páginas.

O autor demonstra nestes contos o glamour da classe alta da época e também seu lado cruel e fútil, ao mesmo tempo que pessoas de uma condição financeira inferior fazem o possível para agradar os ricos para ter uma chance de fazer parte do meio social da classe alta.

Os contos fluem bem, e os temas abordados são interessantes, mas confesso que não me prenderam muito, com exceção de O Diamante do Tamanho do Ritz, por possuir uma história bem diferente e com um desfecho surpreendente. 


Minha nota: 8

11 comentários:

  1. Oi boa noite :) Criei meu blog esses dias e estou tentando divulga-lo. Se quiser dar uma passadinha lá é http://umadocebiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vicky ! Já dei uma olhada no seu blog e já vi por lá vários livros de que gostei muito !

      Excluir
  2. Oi Maurilei!
    Gostei de ver Fitzgerald por aqui :)
    Gosto muito de "O Grande Gatsby", mas ainda não li nada de contos do autor. Pena que a leitura não te prendeu tanto.
    Ótima dica.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez futuramente eu acabe lendo O Grande Gatsby que tanto fala bem !

      Beijos !

      Excluir
  3. O único que eu li dele foi o Grande Gatsby, mas infelizmente não me prendeu. Acho que eu tenho algum problema com clássicos, são raros os que eu gosto. Um das minhas metas literárias pra 2016 é ler mais esse estilo, pra ver se eu curto mais :)

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Flávia, comigo acontece o mesmo com os clássicos, são raros os que gosto.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maurilei!
    Confesso a você que não sei se gostaria da leitura dessa pequena coletânea. As sinopses não me chamaram atenção, talvez por serem reais demais e eu ser uma eterna amante da fantasia. Ainda assim, bela resenha. Concisa e clara.

    Beijos,
    Celly.
    [ me livrando - se livrar nunca foi tão bom! ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celly, sabe que nem consigo escolher meu genêro literário favorito ? Também gosto muito de fantasia, principalmente os livros do Patrick Rothfuss e Brandon Sanderson. Beijos.

      Excluir
  6. Viva,

    Nunca li mas tenho que experimentar este escritor pois é muito elogiado, a ver se consigo ler o Grande Gatsby

    Abraços

    ResponderExcluir