sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Resenha: Histórias de Arrepiar de Robert Westall



Sinopse:


Casa Vazia: Ele nunca tinha matado uma aula. Um dia foge da escola e descobre uma casa vazia. Abre a porta e entra, mergulhando no desconhecido.

Dia da Caça: Era um caçador cruel, um verdadeiro predador. Mas de repente a coisa mudou: chegou o dia da caça. 

Linha Cruzada com a Morte: Na noite de Natal, "Os Samaritanos" recebem chamadas de vozes solitárias e desesperadas. Mas desta vez, quando o telefone tocou, era uma ligação direta com a morte.

Warren, Sharon e Darren: Um casal está tentando construir uma boa vida juntos, mas o problema é que o rapaz não gosta muito de trabalhar e de repente se torna muito responsável e trabalhador. O mais interessante é o porque e como de o rapaz ter mudado.

Tio Otto: Um conto estranho em que em um parque animais e estátuas aparecem do nada e depois disso tudo fica ainda mais sinistro.

O Relógio da Casa Vermelha: Diz sobre quando na infância o narrador trabalhava com um amigo de seu pai que fazia leilões de objetos variados. A história fica mesmo interessante quando o menino se depara com um impressionante relógio quebrado. 

Assim são as histórias de Robert Westall, um dos mais populares autores ingleses do século passado, premiado duas vezes com a "Carnegie Medal".


Opinião:

Histórias de Arrepiar foi escrito por Robert Westall em 1989, e publicado por aqui em 1991 pela editora Paulicéia com o total de 135 páginas.

Não tem como se aprofundar muito no conteúdo dos seis contos na sinopse, pois por serem todos curtos revelaria mais do que os leitores gostariam, prejudicando assim o proveito da leitura.

O autor escreve bem, e as histórias são criativas e bem desenvolvidas, permeando sempre um suspense misterioso que deveria prender o leitor durante toda a leitura, porém, não prendeu minha atenção tanto quanto eu gostaria, em razão das histórias, bem diferentes por sinal, não terem me agradado muito. Questão de gosto mesmo. 

O meus contos preferidos foram Linha Cruzada com a Morte e Warren, Sharon e Darren, devido as histórias terem me agradado mais. 

Histórias de Arrepiar é recomendado aos que apreciam obras de suspense e mistério com toques de terror, e que por ser curto e não tomar muito tempo dos leitores, vale a pena arriscar.


Minha nota: 8

4 comentários:

  1. Oi Maurilei!
    Não conhecia o Robert Westall. E pela data desta edição, suponho que ele não seja muito publicado por aqui, né?
    Não vou procurar pelo livro porque a temática não me interessou muito. Esse tipo de terror não é muito comigo e como você disse que não gostou tanto assim, nem vou atrás de saber mais.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana ! Eu também não conhecia o autor, e acho que ele não deve ser muito publicado por aqui mesmo. Não é certeza que você goste, mas como ele é bem curto e não toma muito tempo do leitor, vale a pena arriscar.

      Excluir
  2. Maurilei estava animado com o resumo de cada conto, mas quando você revelou que o livro não prendeu sua atenção como deveria.. Caraca, fiquei com um pé atrás. Gosto desses contos curtos de mistério e terror. Sei não.. vamos ver se compro num sebo, mesmo agora, estando um pouco escaldado (rs).
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jam, vale a pena arriscar por serem contos bem diferentes e criativos.

      Excluir