quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Resenha: Crônicas Saxônicas - O Último Reino de Bernard Cornwell - volume 1



Contém spoilers na sinopse.


Sinopse:

Uhtred nasceu na aristocracia do reino da Nortúmbria. Órfão aos 10 anos, o menino é capturado pelos dinamarqueses, que lhe ensinam o modo de vida viking. Só que o destino de Uhtred está inevitavelmente ligado a Alfredo, rei de Wessex, governante do único reino inglês a não se dobrar perante a fúria dos guerreiros do norte.

A luta ferrenha entre ingleses e dinamarqueses e o embate entre cristianismo e paganismo compõem o cenário desta obra de Bernard Cornwell. Aos 11 anos, Uhtred está em dúvida quanto à sua lealdade, mas uma matança em uma fria manhã de inverno o leva ou o mantém para o lado dos ...


Opinião:


O Último Reino, do autor Bernard Cornwell, é o primeiro volume da série Crônicas Saxônicas, lançado originalmente em 2004, e por aqui é uma publicação da editora Record, com o total de 362 páginas.  

Este é o primeiro livro do Bernard Cornwell que leio, e segundo do gênero ficção histórica, e digo desde já que as minhas altas expectativas foram totalmente correspondidas. 

O autor conseguiu prender a minha atenção na leitura da primeira a última página, em razão da história impressionante, a narrativa não ser nada cansativa, os diálogos são memoráveis, e ainda tem o bônus de que tenho muito interesse pela cultura nórdica. Muitos personagens e fatos ocorridos realmente existiram, tornando assim a obra ainda mais impressionante.


Se não bastasse as qualidades mencionadas, o melhor mesmo da obra ao meu ver foram as batalhas, pois o realismo é tão grande que podemos nos imaginar em batalha juntamente com a parede de escudos. 

De ponto negativo confesso que não consegui encontrar nenhum, somente que talvez para alguns leitores poderá incomodar a violência sanguinária das batalhas, que para mim isto é algo positivo, pois é retratado pelo autor o mais próximo possível da realidade da época. 

O Último Reino é uma leitura obrigatória aos fãs do gênero, e aos que nunca leram livros de ficção histórica mas gostam do tema abordado e não se importam com confrontos sangrentos, também é altamente recomendado.


Minha nota: 10

8 comentários:

  1. Mais um viciado em paredes de escudos! o/

    E que venham os próximos livros agora, acho que você irá gostar bastante.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, somente lendo mesmo para sabermos o quanto é impressionante uma batalha de paredes de escudos escrita por Cornwell. O segundo volume da série não está na minha lista de leituras deste fim de ano, mas acho que irei acabar mudando de ideia !

      Abraço !

      Excluir
  2. Eu já tô com segundo em mãos, só esperando uma oportunidade para lê-lo.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phelipe, como disse ao Vagner, mesmo não estando entre os livros que pretendo ler até o final deste ano, acho que acaberei lendo o segundo livro este ano ainda.


      Excluir
  3. Viva,

    Já li os 4 primeiros volumes e já tenho os seguintes por ler mas tem faltado tempo e oportunidade, mas este é sem duvida um dos grandes nomes de Romance Histórico e alem desta serie, recomendo a sua trilogia Cronicas dos Senhores da Guerra muito bom mesmo :)

    Tenho a certeza que vais continuar a gostar dos livros seguintes :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiacha, tenho a impressão de que a série do Rei Artur irei gostar tanto quanto desta ou até ainda mais. E sobre As Crônicas Saxônicas, pelo que andei lendo em outros blogs este primeiro livro não é o melhor da série. Bom para nós leitores !

      Abraço !

      Excluir
  4. Maurilei já li a saga toda e agora, estou ansisoso para ler "Guerreiros da Tempestade", o 9º livro da sérei. Não tenho como defini-la. "Crônicas Saxônicas" é fantástica! Se iguala as "Crônicas de Artur". Que bom que gostou do primeiro volume. Com certeza irá curtir os demais.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jam, eu parei com as postagens do blog no final do ano passado. Já li os oito primeiros, e a série é fantástica mesmo. Crônicas de Artur ainda não li.
      Abraços !

      Excluir