sábado, 18 de abril de 2015

Resenha: Escuridão Total Sem Estrelas de Stephen King


"Contos que fazem mais do que jus à qualidade literária desse autor prolífico. Instigantes ? Sim. Brutais ? Nem queira saber." - The New York Times

"Reviravoltas sombrias guiam os quatro contos, que mostram como um talentoso contador de histórias pode fazer um livro inquietante e impossível de largar." - Publishers Weekly

"King oferece quatro olhares que vão direto ao ponto, mostrando os limites da ganância, da vingança e do auto engano." - Booklist  

Sinopse:
  Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Os personagens destes quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada - bom senso, piedade, justiça ou estrelas - para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes. 

Opinião:

1922
  O agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. 
  King conseguiu transmitir para o leitor com maestria como era a vida no campo na década de vinte. Os personagens como sempre são muito críveis, e a maneira como o menino Hank é afetado em decorrência da decisão tomada por ele e seu pai é muito interessante de se acompanhar. A narrativa tem como foco o quanto a ganância pode cegar e transformar uma pessoa. De todos os contos este foi o que apresenta a melhor conclusão, e a mais surpreendente e macabra.

Gigante do Volante
  Tess, uma escritora que viaja somente de carro, é chamada de última hora para realizar uma palestra na cidade de Chicopee, que fica a menos de 100 quilômetros de onde reside. O convite foi enviado por Ramona Norville, bibliotecária-chefe da Biblioteca Pública de Chicopee. Após terminar a palestra, Ramona aconselha Tess a pegar um atalho para a viagem de volta e, após furar um pneu no caminho, é aí que os problemas da escritora começam.
  Este conto apresenta as páginas mais tensas que li do autor até hoje, mais até do que Misery, tendo como foco a vingança. Em relação aos personagens, destaque para a corajosa e inteligente escritora e o cruel vilão. Fiquei surpreso com o rumo que tomou a narrativa, vindo a concluir muito bem. 

Extensão Justa:
  Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor que se encontrava nas margens da estrada. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa ?
  Esta é o melhor conto do livro, pena que possui apenas pouco mais de trinta páginas. A história é muito criativa e tem como foco a maldade humana. O "estranho vendedor é muito misterioso e macabro", fiquei muito curioso para saber mais sobre ele. Por conter poucas páginas, a história flui muito rapidamente e conclui excelentemente. Possui o segundo melhor final dos contos apresentados. 

Um Bom Casamento
  Uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte e sete anos que eles passaram juntos. 
  O autor foi brilhante ao explorar na história que não conhecemos totalmente as pessoas que nos cercam, por mais que pareça o contrário. Os diálogos entre Darcy e seu marido Bob são magníficos e muitas vezes de uma alta tensão. Mais uma vez o desfecho foi muito satisfatório.

  Escuridão Total Sem Estrelas, não tomou o posto de melhor coletânea de contos do King, que pra mim continua sendo Sombras da Noite, mas com certeza são as histórias mais tensas, macabras e críveis que li. Os personagens malvados que contém a mente deturpada e  cruel que o autor criou são memoráveis. Diferentemente dos livros sangrentos de Clive Barker, esta obra possui bem menos derramamento de sangue, porém por conter pessoas normais, que em um momento estão se divertindo com a família e em outro estão assassinando crianças brutalmente, o impacto psicológico que o leitor recebe é imenso. O título Escuridão Total Sem Estrelas não poderia combinar melhor. Com certeza recomendado para quem aprecia história intensas, com personagens profundos e altamente marcantes como somente Stephen King poderia criar.

Minha nota: 9
  

4 comentários:

  1. Olá, Maurilei! Eu também gostei muito desse livro, comprei assim que saiu nos "States" e fiquei feliz em ver a editora daqui publicá-lo. Ainda não li Sombras da Noite, mas só leio boas recomendações. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cassiana ! Este livro é muito bom, mas Sombras da Noite é espetacular. Provavelmente irá gostar muito. Abraços !

      Excluir
  2. Estou lendo esse livro e acho que King cada vez mais se supera. A qualidade do texto está incrível, ele cria um mundo dentro da mente dos personagens. Também fiquei curioso com a mudanças em Hank, do primeiro conto. E aqueles ratos!!!! Me embruilhou o estômago. Muito bacana seu blog, excelentes leituras as suas. Desse computador não dá pra te seguir, mas prometo que o farei á noite. Abraços.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em tudo com você Ronaldo. Que bom que gostou do blog. Agradeço sua visita e apareça sempre por aqui. Já vou dar uma olhada em seu blog ! Abraços.

      Excluir