domingo, 5 de abril de 2015

Listas: Os Melhores Livros de Ficção Científica de 2014

  Ano passado li poucos livros de ficção científica, mas este ano pretendo ler um pouco mais. Segue a lista dos melhores livros de ficção científica de 2014, em minha opinião, por ordem decrescente de preferência.

5º - A Volta ao Mundo em 80 Dias de Júlio Verne
  A Volta ao Mundo em 80 Dias talvez não se encaixe nesta lista, mas como gostei mais deste livro do que Viagem ao Centro da Terra e Vinte Mil Léguas Submarinas do mesmo autor, optei por colocá-lo.
  Phileas Fogg faz uma aposta com uns amigos dizendo que conseguiria dar a volta ao mundo em somente oitenta dias, e aí começa a aventura. 
  Publicado em 1873, este clássico da literatura é uma obra curta que flui rapidamente e de tão divertida nem vemos chegar ao fim. Achei muito interessante a visão que obtemos dos países visitados na trama, como o medo de índios nos Estados Unidos por exemplo. 

4º - Iluminadas de Lauren Beukes
  Um homem adquire a habilidade de  viajar no tempo e começa a assassinar mulheres, e com essa maneira de agir se torna muito difícil ser pego.
  Com uma premissa interessante dessas, Iluminadas foi pra mim um livro empolgante que eu não queria parar de ler enquanto não terminasse a leitura, pois achei a história muito boa e o ritmo acelerado da trama me agradou muito. Somente achei que o final ficou umas pontas soltas sem explicação que me incomodou um pouco.

3º -  Revivente de Ken Grimwood
  E se você vivesse sua vida mais uma vez ? E mais uma ? E mais uma...
 A premissa de Revivente está entra as melhores que vi na vida. O protagonista Jeff Winston ter a oportunidade de viver sua vida novamente e ter a chance de mudar suas decisões achei espetacular. Quando o livro estava chegando ao fim, eu não imaginava como poderia ser concluído, mas digo que o final foi excelente. Pena que o autor faleceu antes de concluir a continuação. 

2º -  A Zona Morta de Stephen King
 John Smith sofre um acidente automobilístico e fica em coma por quase cinco anos. Quando ele acorda, percebe que ao tocar em alguma pessoa, passa a saber seu passado e ver seu futuro. 
  Uma história intensa, comovente, com personagens críveis que somente King poderia criar, e ainda com um final muito bem concluído, A Zona Morta é um dos livros que mais tenho vontade de reler. 

1º -  Novembro de 63 de Stephen King
  Um professor de inglês, Jake Epping, volta ao passado para tentar deter o assassino de John Kennedy, mas seu objetivo não vai ser tão fácil de se concretizar, e aí começa uma viagem aterrorizante.
  Engraçado que quando foi lançado este livro por aqui eu não me interessei, mas conforme fui lendo as resenhas da obra nos blogs acabei me interessando. Acho que já perceberam que gosto muito do tema sobre viagens no tempo, e esta foi a mais plausível e intensa que li até agora. Destaque para os personagens, que dentre todos os livros do King que tive o prazer de ler até agora, este é o que mais gostei dos personagens de tão críveis que são. Gostei muito também do encontro nostálgico com alguns personagens de It: A Coisa.
  Enfim, após um final brilhante e emocionante, Novembro de 63 não é apenas o melhor livro deste gênero que li ano passado, e sim a melhor obra que li na vida até hoje. 


2 comentários:

  1. Opa! Boa lista. Acredita que ainda não li nada do Julio Verne? rsrs Esse Iluminadas me interessou.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Volta ao Mundo em 80 dias é muito bom Cassiana, é uma leitura curta que flui muito bem. Já Iluminadas, com exceção do final que não gostei o livro todo é excelente.

      Excluir