sábado, 4 de abril de 2015

Resenha: Doutor Sono de Stephen King


"A criatividade de King não falha: Doutor Sono tem tudo para ser sua melhor obra." - The New York Times

"Uma obra prima, provavelmente o melhor romance sobrenatural do século." -  The Guardian

"Uma leitura intensa e emocionante, que nos dá uma ótima conclusão para a história de Danny Torrance." - Publishers Weekly

Sinopse:
  Certa vez, quando criança, Danny Torrance quase foi engolfado pelos espíritos malignos do Hotel Overlook por causa de seus poderes especiais de Iluminado. Agora, anos depois, Danny, ou melhor, Dan, já está crescido e usando seus poderes para o bem, ao ajudar os moribundos de um hospital a atravessar para a pós-vida em paz. Entretanto, uma antiga raça de seres que sugam a energia psíquica das pessoas iluminadas está a solta e em busca de novas vítimas para poderem se alimentar.

Opinião:
  Diferentemente de O Iluminado, este livro possui menos terror e mais suspense, e digo desde já que gostei mais de Doutor Sono por um diferencial. Os vilões. A tribo do Verdadeiro Nó, como se autodenominam, são fantásticos. São vampiros psíquicos que viajam pelo país com seus enormes trailers a procura de crianças iluminadas para alimentar de seu "vapor', que exalam na hora da morte e que quanto mais causam sofrimento às vítimas, se tornam mais saborosas. O interessante é que os integrantes da tribo possuem habilidades próprias e ainda são bem organizados e discretos, com uma espécie de hierarquia. A líder é a temível Rose, A Cartola, que lidera o grupo há caça de Abra Stone, uma iluminada que é a mais poderosa já vista, que forneceria muito "alimento" por um longo tempo. Abra precisa de ajuda, e é aí que entra o carismático Dan para fazer o possível para a menina não cair nas mãos do Verdadeiro Nó.
  Dan Torrance luta contra o mesmo vício que seu pai, a bebida. É interessante ver como ele amadurece e se esforça para se libertar do vício, mas acho que não era necessário frisar quase a todo momento seu problema com a bebida no primeiro terço do livro.
  Enfim, a história conclui muito bem, e com certeza faz jus a fama que vem recebendo de uma das melhores obras de terror/suspense deste novo século. Nota máxima para Doutor Sono.

Minha nota: 10
    

8 comentários:

  1. Oi Mauriei!
    Nunca li nada do Stephen King, mas minha amiga e colunista Rosem ama o autor e sempre me conta partes de seus livros (já peguei mega spoilers rsrsrs...). Achei os vilões que você descreveu muito interessantes, me despertou a curiosidade pela história.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, este livro é muito bom, provavelmente irá gostar. Os vilões são o diferencial da história em minha opinião, muito criativos. Te aconselho ler O Iluminado antes, assim terá um melhor aproveitamento do livro. Beijos

      Excluir
  2. Oi, Marilei! Eu também gostei muito do livro, achei uma continuação digna do primeiro livro. O interessante é que me fez lembrar do Jack a todo o tempo e como seria se ele tivesse tido o mesmo tipo de ajuda do Dan e da Abra. Enfim, eu sempre ver como o SK escreve bem mesmo quando o livro não é tão horror/terror.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiana, bem observado, não é que tive a mesma impressão de o livro fazer lembrar como seria se o Jack tivesse tido ajuda como o Dan ? O King escreve muito bem mesmo, seja terror, suspense, ficção científica ou drama, o cara é fera. Abraços.

      Excluir
  3. Eu queria muito ler algum livro do Stephen. Acho que vou começar por esse já que ele não puxa tanto pelo terror e vai mais pra suspense, sou meio medroso, haha.
    http://jeremiasoliveirablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeremias, leia Stephen King que tem grandes chances de gostar. Tem vários livros dele que não dão medo e são ótimos. Te indico, Novembro de 63, Sob a Redoma e Zona Morta, que são todos mais para ficção científica.

      Excluir
  4. E aí brou.
    Cara, eu fiquei meio indeciso. Não sei qual é melhor, Doutor Sono ou Iluminado. Ambos maravilhosamente bem escritos mas, parece que o suspense de Doutor Sono juntamente com a redenção de Danny com relação ao álcool, dão uma certa vantagem em relação ao Iluminado. Mas, independente disso, ambos são ótimos. Abraços.

    http://ricardobernardo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Ricardo. Com uma vantagem pequena, também prefiro Doutor Sono ao Iluminado, e que para mim esta vantagem se dá por Doutor Sono possuir uns vilões muito criativos e interessantes. Abraços.

      Excluir