domingo, 8 de novembro de 2015

Resenha: Hombre de Elmore Leonard



Sinopse:

Ao tomar parte em uma diligência com mais seis viajantes, John Russell talvez não imaginasse que aquela poderia ser sua última jornada. Ele teria de provar, definitivamente, a bravura e a sabedoria que só os anos vividos entre os apaches poderiam lhe conceder.


Opinião:

Hombre, escrito por Elmore Leonard originalmente em 1.961, foi publicado por aqui pela editora Rocco, contendo 174 páginas.

O gênero Western, conhecido por muitos por "bang-bang ou faroeste", é uma novidade para mim em se tratando de livros.

Hombre é uma leitura simples, e que possui uma escrita de fácil entendimento que flui rapidamente. 

Os diálogos são curtos e precisos, sendo eles o melhor do livro ao meu ver, pois transmitem um realismo imenso, com frases impactantes e condizentes para com os personagens. 

A narrativa de Elmore Leonard não se atém a muitas descrições, contribuindo assim para a fluidez da história.

O personagem destaque não poderia ser outro a não ser o implacável John Russelum homem de poucas palavras e com jeito calmo e calculista até quando está passando por situações perigosas.

De ponto negativo talvez seja que poderia ser um livro maior, contendo assim uma história mais complexa, pois terminada a leitura ficou aquele desejo de "quero mais".

Juntamente com os diálogos, os momentos finais é o melhor do livro, pois é onde vemos realmente o quanto John Russel é habilidoso com uma arma de fogo em mãos.

Hombre é uma leitura recomendada aos fãs do gênero Westen, e ao leitores, que assim como eu, estão iniciando no gênero. Fiquei muito interessado em livros de faroeste, e com certeza lerei mais livros do autor.


Minha nota: 9

6 comentários:

  1. Ois,

    Já tenho saudades de ler algo dentro do genero, serve para variarmos um pouco as nossas leituras

    Abraço e boas leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiacha, este é o primeiro livro do gênero que leio, e me empolgou para conhecer outros mais.

      Abraço !

      Excluir
  2. Muito bacana a premissa, Maurilei. Nunca li nada do gênero e fiquei com vontade ler "Hombre". Vou procurá-lo e adicioná-lo na minha lista de futuras aquisições. :)

    Abraço, Maurilei!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta também foi minha primeira experiência com este gênero literário. Tomara que você goste !

      Abraço !

      Excluir
  3. Também nunca li livros de western, até porque não gosto de filmes no estilo. Mas curtia os quadrinhos Tex. O que me afasta de livros de ação, é que não gosto muito das descrições dessas cenas, mas se você diz que a narrativa é composta na maioria por diálogos, deve ser uma leitura agradável.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, o maior motivo pelo meu interesse por ler este livro foi por ser um gênero novo para mim em se tratando obras literárias. Os diálogos curtos do autor são excelentes, contribuindo muito para ser uma leitura no mínimo agradável.

      Excluir