sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Resenha: O Vilarejo de Raphael Montes



"O Vilarejo é um livro para ler numa sentada só, enquanto o habilidoso narrador nos carrega pela psique e pelo engenho criminoso de suas personagens. Montes sabe contar suas histórias." - André Vianco

"A escrita de Raphael Montes lembra o trabalho de um bom cirurgião: bastante precisa, repleta de sangue e com todos os pontos bem costurados ao final. Uma voz que traz o frescor necessário ao terror nacional." - Raphael Draccon

"Raphael Montes nos oferece um texto apavorante. Mostra que a distância entre tensão e terror é menor que um órgão vital largado sobre a mesa de jantar. Deliciosamente assustador !" - Rosa Amanda Strausz

"Uma estrela em ascensão." - Ellery Queen's Mystery Magazine

"O príncipe dos horrores." - O Globo


Sinopse:

No vilarejo, falar que o pecado mora ao lado é mais do que um dito popular: é uma verdade ameaçadora da qual os moradores se dão conta pouco a pouco. E, para alguns, é tarde demais. Como resistir ao mal ? À luxúria, à ganância, à ira ? Como não ceder aos pecados da carne quando a guerra chega e o inverno castiga, quando o frio e a fome tomam conta, quando uma força maior parece conspirar e rodear os moradores para que eles se entreguem a seus piores instintos ?

A cada capítulo, conheça a história de um habitante, e como elas se entrelaçam para formar uma narrativa perturbadora e fascinante sobre nossa infinita capacidade de crueldade e compaixão. 


Opinião:

Devido ao início do mês do halloween, fui convidado a participar do Desafio Halloween Literário 2015 pelo Rafa do blog Biblioteca do Terror, que contêm as seguintes categorias:

1 - O horror onírico de H.P. Lovecraft

2 - Criaturas sobrenaturais: Monstros que nos assustam

3 - Os clássicos assombrados

4 - Antologias macabras

5 - O horror nos cinemas

6 - Páginas de sangue: Serial Killers

7 - O horror nacional  

O objetivo é ler ao menos três livros no total que englobem todas as categorias, preferencialmente durante este mês de outubro. Farei o possível para ler um livro para cada categoria, tendo o total de sete obras lidas. Optei por iniciar o desafio literário pela categoria Antologias Macabras.

O Vilarejo, "traduzido" por Raphael Montes, foi publicado em nossas terras neste mês de agosto pela editora SUMA de letras.



No início da obra o escritor Raphael Montes diz que chegou em suas mãos contos antigos escritos em cimério, e que ao finalizar a tradução, teve como resultado sete contos macabros que retratam os sete pecados capitais, tendo como palco um vilarejo que hoje está sumido do mapa. Esta introdução já é o suficiente para prender a atenção do leitor, e conforme o passar das páginas a ansiedade de saber o que está por trás dos fatos ocorridos no vilarejo aumenta mais e mais.

A obra possui uma escrita direta e de fácil entendimento, indo direto ao ponto, sem enrolações. Os contos são curtos, totalizando noventa páginas de atrocidades perturbadoras, e talvez o ponto negativo do livro seja ser muito curto, pois assim nem dá tempo de nos identificarmos com os personagens. Não é necessário ler os contos em ordem, porém aconselho aos leitores a deixarem a última história para o final, pois assim o impacto final será maior e mais surpreendente. Todos os contos se passam no tal vilarejo, e muitas vezes os personagens se repetem.


Para os leitores que estão procurando algo sinistro e chocante, com uma escrita simples e de fácil entendimento, O Vilarejo é altamente recomendado. 


Minha nota: 9

11 comentários:

  1. Parece ser muito bom, Maurilei, vou ver se consigo encaixar entre outras leituras que eu já tenho programadas. Abraço!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, o livro é muito bom sim. É uma leitura rápida que cumpre seu papel de um terror impactante.

      Excluir
  2. Oii, já ouvi falar nesse livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler, adoro livros nesse estilo, vou procurar mais tarde, abraços.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yuu; se você já gosta deste estilo, provavelmente gostará deste livro. Agradeço muito a visita. Abraços.

      Excluir
  3. Está entre as melhores leituras do ano, mas concordo contigo quanto a ser curto demais. e não comprei a história de que se trata de um manuscrito. Pra mim é tudo fruto da mente prodigiosa do Raphael. Se em suicidas ele deixou no final uma sugestão de que a obra tinha algo de real, nesse ele foi mais longe e criou toda essa historinha, colocando até a foto da mulher. O resultado é que deixa o livro mais instigante ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ronaldo, deve ser tudo fruto da mente do autor mesmo, deixando assim o livro ainda mais instigante como você disse.

      Excluir
  4. Nossa, estou muuuuuito ansiosa pra ler esse livro ;)
    Nunca li nada do gênero, me interessei bastante ;)
    Beijinhos ;*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, leia que provavelmente irá gostar, e o bom pra você que ainda não se aventurou no gênero que ele é bem curto, e a leitura flui rapidamente. Te indico também do gênero terror Os Mortos Vivos do Peter Straub e Salem do Stephen King que são excelentes leituras e ainda acho difícil você não gostar. Agradeço muito a visita ! Beijos

      Excluir
  5. Estou muito curiosa sobre esse livro, está sendo muito bem comentado na blogosfera. Acho legal que os autores nacionais estão ganhando tanto espaço e o preconceito bobo está acabando :)

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou muito curiosa sobre esse livro, está sendo muito bem comentado na blogosfera. Acho legal que os autores nacionais estão ganhando tanto espaço e o preconceito bobo está acabando :)

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha, acho que irá gostar do livro, pois ele realmente é muito bom, e está sendo muito bem comentado mesmo, pois todas as resenhas que li são todas positivas. Tomara que o preconceito para com os livros nacionais acabe de vez, porque há muitos livros de alta qualidade no mercado !

      Excluir