quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Resenha: Lobisomem - Um Tratado Sobre Casos de Licantropia de Sabine Baring-Gould



Sinopse:

Não vivemos mais nas brumosas florestas de outrora nem nossa casa é mais as profundas cavernas da Mãe-Terra. Vivemos enclausurados, prisioneiros de nossas criações: as cidades. Mas nem por isso deixamos de nos abismar com o selvagem, o primitivo e o brutal. Por que com todas essa tecnologia, tantos avanços, mapeamentos genéticos não nos livramos dos crimes bestiais, da violência e das mortes ? A resposta talvez esteja em nós mesmos. A fera hoje em dia usa roupas, mas nem por isso deixou de ser um monstro.

Neste livro, Lobisomem, de Sabine Baring-Gould, são tratados inúmeros casos de Licantropia, bem como sua distribuição geográfica. O autor coletou inúmeras histórias sobre essa fera mitológica. Algumas delas podem deixar o leitor estarrecido devido à sua ferocidade. O lobisomem entre os nórdicos, na Grécia, na Roma antiga, durante a Idade Média e ainda casos de Serial-Killers associados à Licantropia nesta obra são apresentados.


Opinião:

Lobisomem - Um Tratado Sobre Casos de Licantropia, escrito por Sabine Baring - Gould, publicado em terras brasileiras pela da editora Madras em 2003 com 166 páginas, e publicado originalmente em 1889 com outro título, sendo posteriormente aumentado o conteúdo do livro que resultou nesta obra da resenha de hoje. 

Continuando o Desafio Halloween Literário 2015 com a categoria Criaturas Sobrenaturais: Monstros que nos assustam


O autor Sabine Baring - Gould criou uma espécie de livro de estudo, com citações de outros autores, contendo vários casos de licantropia ocorridos ao redor do mundo, sendo que muitos são lendas locais e outros que possivelmente são verdadeiros. 

A escrita do autor não é densa como muitos dos livros da época, e também por se tratar de um livro curto é possível lê-lo em apenas um dia.

No geral o livro não me prendeu muito, pois possui poucas passagens que me interessaram o suficiente pra não querer parar de ler, mas mesmo assim se trata de uma obra válida para conhecimento dos fãs desta criatura assustadora.


Minha nota: 8 

11 comentários:

  1. Posso afirmar que esse ser sobrenatural é um dos meus preferidos, só perdem para as bruxas. ^^
    Gosto muito quando me deparo com esse tema, lobisomens, uma criatura singular com uma sede incontrolável de destroçar sua caça. A parte interessante disso tudo que por baixo dessa criatura, existe um ser racional, mas que ao transformar-se torna-se tão irracional e selvagem.
    Sempre é bem vindo livros que nos oferece um pouco mais de informações.
    Gostei da resenha, foi sincera.
    Abs
    Nizete - Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nizete, já que gosta de livros com temas de lobisomens, te indico a ótima obra nacional Fúria Lupina Brasil do Alfer Medeiros.

      Excluir
  2. Acho interessante que os lobisomens não sejam tão difundidos atualmente como os vampiros, mesmo estando presentes em filmes atuais. Acho criaturas fantásticas!

    www.chatadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, acho que a saga Crepúsculo deu uma impulsionada muito grande para aumentar a popularidade dos vampiros, sendo que muitas pessoas que não curtem terror passaram a serem fãs dos vampiros.

      Excluir
    2. Os vampiros da saga Crepúsculo são de matar de rir. Não assustam nem uma menininha de 9 anos.

      Excluir
  3. Tenho um receio enorme com relação aos livros do selo Madras. Não tive sorte com eles e olha que sou u leitor que só desiste da obra em último caso. O tema do livro exposto em sua resenha é interessante, mas confesso que estou temeroso em levar mais uma rasteira da editora. (rs)
    Grde abraço Maurilei :)

    www.livroseopiniao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jam, se não me engano este é o primeiro livro da editora que leio. Não acho garantido que irá gostar da obra, mas mesmo assim é uma leitura válida para quem curte lobisomens.

      Excluir
  4. Não conhecia a obra e fiquei um pouco em dúvida com relação a ela porque gosto de livros que aprofundam bem os seus personagens e situação. Mas como é um livro que trata de lobisomens, é provável que se surgir uma oportunidade eu o leia.
    Beijos,
    Isabelle Vitorino | http://www.mundodoslivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabelle, não garanto que irá gostar, mas se você curte estes seres monstruosos a leitura é válida.

      Excluir
  5. Não curto muito esse tipo de livro, enjoo rápido e prefiro ir deixando como leitura intermediária, lendo um pouquinho entre um livro e outro. Apesar disso, o tema é bem instigante, pois são monstros tão presentes na literatura...

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, a leitura foi válida mas confesso que não pretendo ler novamente.

      Excluir