quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Resenha: Golem e o Gênio de Helene Wecker


"Um passeio místico e profundamente original pelas calçadas de Nova York." - Booklist


Sinopse:

O premiado romance de estréia de Helene Wecker é uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica e reúne mitologia popular, ficção histórica e fábula mágica, com uma narrativa inventiva e inesquecível, escrita de maneira primorosa. 

Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. 

Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. 

Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes na virada do século XX, os dois se tornam improváveis companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os espera.


Opinião:

Golem e o Gênio foi lançado em nossas terras em julho deste ano pela editora DarkSide Books.

A ambientação se passa no final do século XIX, e é uma fábula moderna com elementos de fantasia e ficção histórica. O foco do enredo é a convivência com a sociedade da época, de um Gênio que se encontrava aprisionado a muitos séculos e uma Golem recém criada. A narrativa é intercalada entre a visão dos dois protagonistas, sendo que a autora Helene Wecker escreve de uma maneira muito crível, tendo como resultado uma obra convincente.


Em relação aos personagens, os mais interessantes são os protagonistas, principalmente o gênio, por ter me deixado muito curioso sobre seu passado.

De ponto negativo ao meu ver foi que até a última centena de páginas não houve muitas cenas de ação e momentos surpreendentes, sendo assim fiquei entediado, e quando houve uma guinada na trama eu já me encontrava desinteressado. 

Mesmo com o ponto negativo citado acima, Golem e o Gênio não me cativou o suficiente para uma releitura, mas mesmo assim se trata de no mínimo um bom livro.


Minha nota: 8

7 comentários:

  1. Maurilei, eu não consegui sair do primeiro capítulo desse livro. E olha que eu adquiri quando saiu lá nos States. A escrita não me cativou a ponto de continuar a leitura, mesmo um único capítulo sendo muito cedo para abandonar um livro. A sua resenha me deixou ainda mais desanimada, embora, a parte do Gênio me pareça bem interessante. Vou tentar novamente e ver se termino o livro.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiana, mesmo se tratando de um bom livro eu achava ao meu ver seria muito melhor.
      Abraços !

      Excluir
    2. Entendo bem esse sentimento, Maurilei. rs Vc vai ler O Senhor dos Dinossauros?

      Excluir
    3. Oops.....Os Senhores dos Dinossauros.

      Excluir
    4. Estou meio com um pé atrás com ele, depois de vários livros que li que eu espera muito mais. Mas talvez logo me rendo e acabe lendo rsrsrs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Acontece né Thalita rsrrsrsrs Mas vejo que o problema foi comigo mesmo, pois a maioria das resenhas que leio falam muito positivamente do livro.

      Excluir