domingo, 29 de março de 2015

Listas: Os Melhores Livros de Terror de 2014

   Por ter lido muitos ótimos livros de terror ano passado, a lista desta vez vai ser bem extensa. Segue a lista dos melhores livros de terror de 2014, em minha opinião, por ordem decrescente de preferência. 


20º - Fantasmas de Dean R. Koontz
 
  As primeiras cem páginas achei o máximo. Duas irmãs em uma cidade pequena que se encontra deserta, ao menos ninguém vivo aparentemente, e aí decidem entrar nas casas para verificar e encontram os moradores mortos. Fantasmas estaria várias posições acima se "quem" ou "o que" matasse os habitantes da cidade fosse outro "ser". Se o livro estivesse tomado outro rumo neste sentido eu teria gostado ainda mais da obra. Destaque negativo para esta capa horrível que não tem nada a ver com a história do livro. Com certeza muitas pessoas não adquiriram o livro por causa da capa.


19º - Hell House - A Casa Infernal de Richard Matheson
     Várias pessoas vão a mansão mal assombrada não para descobrir se há fantasmas no local, eles vão além, querem desvendar se existe vida após a morte. Destaque para a capa que achei bem macabra.


18º - Drácula de Bram Stoker
  Drácula possui uma boa história, e ainda um clima muito sombrio e macabro, gosto muito disso. Estaria algumas posições acima se o vilão não ficasse fugindo o tempo todo e se o romance contido no livro não fosse tão "meloso".


17º - O Mito de Cthulhu de Howard Phillips Lovecraft
  Lovecraft com seu horror cósmico explora muito bem o medo do desconhecido. Dos quatro contos apresentados, destaque para O Horror de Dunwich que é amedrontador.


16º - A Sentinela de Jeffrey Konvitz 
   Uma mulher se muda para um prédio e logo em seguida nota um senhor idoso em uma das janelas de um dos apartamentos e percebe que ele sempre fica olhando intensamente para a rua, todo dia a mesma rotina. Um ótimo clássico dos anos setenta, que contém ainda uma excelente história e uma escrita muito fluída, pena que é desconhecido de muitos.   


15º - Livros de Sangue 3 de Clive Barker
  Um livro pesado, contendo muitas cenas chocantes que somente Clive Barker poderia criar com sua imaginação sem limites. São quatro contos, com destaque para Cabeça Descarnada, um demônio que depois de séculos desperta e trucida todos que vê pela frente. Esta obra não agradará a todos, mas a alta qualidade dos contos é inegável.


14º - Carrie de Stephen King
  Carrie dispensa apresentações, pois quem não leu a obra viu o filme. Assisti a versão de 2002 e digo que achei boa, mas o livro achei ainda melhor. Este é um livro do King diferente da maioria que li, por ser curto, a escrita flui muito bem e tudo acontece muito rápido. O final achei muito bom. Daqui em diante muitos livros do King estarão na lista, o que posso fazer se gostei muito de todas as obras do autor que li até hoje.


13º - Misery de Stephen King
  Este é um livro que somente King poderia ter escrito com tanto êxito. O terror psicológico que a narrativa passa através da impotência do protagonista é surreal. A vilã, totalmente bipolar é excepcional. 
  Uma mulher sequestra seu escritor número um e o leva para casa, o deixando amarrado na cama sob condições deploráveis. Destaque para o motivo que Annie o sequestrou.


12º - O Cemitério de Stephen King
  Não espere muitas cenas de ação em O Cemitério, porém o livro é muito bem escrito e a história é intensa, profunda e ainda marcante, com personagens, que são poucos, mas bem descritos. O tema utilizado é muito bem explorado pelo King, e o final, mais um que achei ótimo.

11º - Tripulação de Esqueletos de Stephen King
  São vinte e dois contos de altíssimo nível em sua maioria, com destaque para O Nevoeiro, que tem um filme até bom; o criativo O Macaco, que acho um dos melhores contos que li até agora; O Atalho da Sra. Todd; O Processador de Palavras dos Deuses; e o excelente Vovó que vi comentários que vai ser lançado um filme baseado no conto. 


10º - Christine de Stephen King
  Quando comecei a adquirir livros do King, não quis logo de cara Christine, pois não achei a história de um carro assino muito interessante. Alguns meses se passaram, e eu já tinha lido vários livros do autor e gostado de todos, aí não resisti e acabei comprando este livro. King escreveu tão bem a obra, que a história que eu não tinha me interessado achei muito convincente e bem bacana. 


9º - A Noite dos Mortos Vivos de John Russo
  Um dos meus temas de livros e filmes favoritos desde sempre é sobre zumbi. Anos atrás vi o filme A Noite dos Mortos Vivos e achei ótimo, ainda mais levando em consideração que foi filmado nos anos sessenta. Sendo assim, quando foi lançado por aqui ano passado, vi que na capa continha a continuação da história e acabei comprando na pré-venda ainda. O livro foi melhor que eu esperava, com destaque para a ação contida a todo momento e os dois finais, pois geralmente aprecio quando são imprevisíveis.

8º - O Iluminado de Stephen King
  O Iluminado acredito eu ser a obra mais famosa e conhecida de Stephen King ao lado de Carrie. O garoto Dani Torrence, acho eu, um personagem extremamente carismático e que consegue transmitir ao leitor seu medo e sua impotência diante do que vem a enfrentar no livro. Um clássico do terror que agrada a maioria dos leitores.


7º - Salem de Stephen King
  Salem foi o meu primeiro contato com a literatura de terror. Fiquei tão vidrado após ser descoberto o que estava atacando as pessoas e desde então a narrativa toma um ritmo acelerado onde a ação não pára, e conclui com um final que gostei muito. Este é o livro que eu mais gostaria que o King criasse uma continuação. Fique tão empolgado com o gênero de terror após conhece-lo através desta obra, que desde então as portas se abriram para muitos outros.  


6º - O Exorcista de William Peter Blatty
   Quando eu tinhas meus treze anos emprestei da biblioteca da minha escola O Exorcista. Mas ao ler as primeiras passagens que a criança Regan de onze anos aparenta estar possuída pelo demônio,  fiquei com muito medo e parei a leitura. Por volta de dez anos depois vi o filme e gostei muito, porém, posteriormente ao ler o livro, o achei  ainda melhor. Com certeza O Exorcista estaria em primeiro lugar na lista se fosse avaliado o livro mais amedrontador do ano.


5º - Sombras da Noite de Stephen King
   Sombras da noite reúne vinte contos excelentes, não me recordo de não gostar de algum. Destaque para o As Crianças do Milharal, que foi produzida  a conhecida série de filmes Colheita Maldita baseada no conto; Eu Sou o Portal; Caminhões; Às Vezes Eles Voltam e  A Saideira, um conto com relação ao romance Salem.  


4º - Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe
   Poe pode ser considerado o pai da literatura de Terror. Esta obra reúne vários contos que passa um clima tão sombrio que fiquei fascinado. Destaque para o tão aclamado O Gato Preto que está entre os melhores contos que alguma vez li.


3º - Battle Royale de Koushun Takami 
   Uma turma do nono ano é jogada em uma ilha para se matarem entre si, tendo que restar apenas um. Quando lançou Battle Royale nas livrarias brasileiras eu não me interessei. Meses depois li uma resenha da obra no blog Biblioteca do Terror e surgiu um grande interesse, e assim que pude adquiri o livro e o li. Não imaginei que iria gostar tanto da história. Contém ação do início ao fim, com uma escrita muito fluída e de fácil entendimento, e ainda conclui com um dos melhores finais que alguma vez li. 


2º - Os Mortos Vivos de Peter Straub

  Os Mortos Vivos é uma leitura complexa, com uma história excelente e personagens carismáticos. Mas o destaque mesmo vai para a escrita de Peter Straub, simplesmente perfeita. Esta é uma obra que não vejo defeito algum, somente não está no primeiro lugar porque o final não achei no nível do restante do livro, digamos que achei estranho e não ruim. Li em alguns blogs que Os Mortos Vivos provavelmente será a melhor história de fantasmas que existirá, e digo que é bem provável. Com certeza uma obra prima do terror.



1º - It: A Coisa de Stephen King


  Stephen King utilizou na obra a alternância da narrativa entre presente e passado, me mantendo sempre curioso e eu não queria largar o livro, sempre querendo ler um pouco mais. Destaque para os sete adolescentes protagonistas, que o autor os aprofundou de uma tal maneira que quando o livro acabou já senti saudades, e posteriormente foi ótimo reencontrar alguns deles em Novembro de 63. A história me agradou muito e o vilão é simplesmente um dos melhores e mais cruéis; e em relação ao final que muitos não gostaram, posso dizer que o último confronto com A Coisa não me agradou muito, mas o encerramento do livo achei até bom. 
  Com certeza uma obra prima espetacular, um dos melhores que alguma vez li.
   

7 comentários:

  1. It é maravilhoso, uma obra prima, como vc bem disse. Que bom achar outro louco pelo King. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve algumas passagens rápidas que não gostei em It, caso contrário seria o meu favorito de todos que li até hoje. King é meu escritor preferido por enquanto, e tem grandes chances de continuar sendo.

      Excluir
  2. Dean Koontz é ótimo mesmo. Fantasmas eu só vi o filme, mas quero ler o livro. Dessa lista já li todos os que mencionou do King e meu preferido é... não. Não dá para escolher um preferido. Mas tenho um carinho especial por Carrie, Louca Obsessão, O cemitério e Cristine. Aliás, nesse último, o mais interessante do livro é a transformação do nerd em bad boy. Drácula é um clássico e merece uma releitura. Um dia ainda o revisitarei. E adorei A Sentinela, foi indicação do Rafa do Biblioteca do terror, como a maioria dos autores desconhecidos de terror que leio. Seu ano de 2014 foi bem aterrorizante hein.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, é muito difícil mesmo escolher por ordem os melhores do King, pois são muitos livros de altíssima qualidade. Opa, sabe que a maioria dos livros que leio desconhecidos de terror também são indicações do Rafa ? Ano passado li muitos livros de terror e a maioria foram muito bons. Este ano vou tentar balancear mais os gêneros.

      Excluir
  3. Como vocês sitaram é difícil escolher apenas 1 livro do King.
    Gosto muito de livros de conto e pra mim o melhor é Sombras da Noite.
    estantepolicial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helyssom, Sombras da Noite acho espetacular. Gostei muito também de Tripulação de Esqueletos, que grande parte do livro são contos muito bons.

      Excluir
    2. Agora que percebi (sei que esse não é o local ideal pra fazer mas), eu escrevi citaram com "s". to rindo muito com isso, rsrsrsrsrs............
      Tripulação de Esqueletos também é ótimo.
      estantepolicial.blogspot.com.br

      Excluir