terça-feira, 24 de março de 2015

Listas: Os Melhores Livros de Terror Nacional de 2014


   Ano passado li setenta e dois livros e muitos deles achei espetacular, e como inaugurei o blog há dois dias apenas, e iniciei fazendo as resenhas dos livros que li do começo deste ano em diante, resolvi fazer cinco listas contendo os melhores livros que li ano passado, incluindo os gêneros Terror, Suspense Policial, Fantasia e Ficção Científica, começando com os livros de Terror Nacional, que achei muito difícil fazer a lista em ordem de preferência, sendo assim resolvi colocar os livros por ordem de leitura.


Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e Outros Contos Macabros de Fábio Yabu
   Yabu recria doze contos infantis, incutindo vários elementos de filmes e literatura de terror, e ainda contém no livro inúmeras ilustrações sombrias. Mas se engana quem pensa que é um livro infantil. Destaque para o conto "Os Três Lobinhos" e "Samarapunzel", e a capa sinistra que achei que demonstra muito bem o clima sombrio dos contos.


Sombras do Castelo de Oscar Mendes Filho
   Oscar Mendes Filho usa como local de sua obra o Castelo da Rua Apa da cidade de São Paulo, onde um fato verídico em 12 de maio de 1937 ocorreu um tiroteio que se deu em três mortos, uma mãe e seus dois filhos. Hoje em dia o Castelo se encontra abandonado. 
 No livro, um homem ao viajar para a cidade de São Paulo, acaba visitando inesperadamente o Castelo da Rua Apa, onde se vê em momentos de tensão, medo e angústia.


Waverly Hills - Onde Reside o Mal de Oscar Mendes Filho
   Novamente Oscar Mendes Filho narra sua obra em um local real e macabro. Este livro se passa no Sanatório Waverly Hills, localizado na cidade de Louisville, estado de Kentucky (EUA), que foi inaugurado em 1910 para tratar de pacientes vítimas de tuberculose. O sanatório fechou em 1962, e deste então obtém a fama de ser um dos locais mais assombrados da América. 
   O livro narra a história de várias pessoas que adentram no hospital, a fim de gravarem possíveis sons e aparições no local. Conforme a noite avança, os protagonistas percebem que não será tão fácil saírem do sanatório. 
   Quando li este livro me lembrei do primeiro filme de A Bruxa de Blair, em razão de os protagonistas gravarem os acontecimentos. A título de curiosidade, o sanatório teve como foco um episódio da primeira temporada da série Sobrenatural.


Sete Ossos e Uma Maldição de Rosa Amanda Strausz
   Rosa Amanda Strausz criou um livro contendo dez contos criativos, macabros e bem escritos. Destaque para o conto "A Procissão", que tem como tema se existe vida após a morte,  e "Crianças à Venda. Tratar Aqui", que conta a história de uma mãe que necessita vender os filhos para se manter. 


A Rua do Terror de Júlio Emílio Braz
   São sete contos de Júlio Emílio Braz, com uma escrita fluída e histórias muito interessantes, que se passam na Rua Alfabeto, com destaque para "Coraçãozinho Verde das Estrelas", que conta sobre um bicho que fica escondido na floresta à espera de alguém para atacar.


   Relatei no começo da postagem que eu não iria rankear os livros por causa dos motivos citados acima, mas pra não ficar em cima do muro vou tentar eleger meu preferido dentre eles.
  Gostei muito dos livros Sombras do Castelo e Waverly Hills, que por se tratarem de lugares reais que se passam as narrativas, dão um tom de realismo maior a obra, mas minha preferência dentre os livros fica com A Rua do Terror e Sete Ossos e uma Maldição por conterem mais histórias, portanto indo neste raciocínio, o melhor livro nacional que li em minha opinião em 2014 foi Sete Ossos e Uma Maldição.

2 comentários:

  1. Gente! Vou colocar esses livros do Oscar Mendes Filho na minha lista, eu adoro a história do Castelo da Rua Apa e recentemente assisti um vídeo sobre o sanatório Wavery Hills.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são ótimos Cassiana, muito bem escritos e uma leitura muito fluída. Esqueci de comentar na postagem que ambas as histórias são curtas, menos de 100 páginas cada livro. Grande abraço.

      Excluir