domingo, 14 de junho de 2015

Resenha: Que Falta Você Me Faz de Harlan Coben


"Mais uma vez, Coben utiliza um tema atual de forma brilhante para criar um thriller que você não vai conseguir parar de ler." - Publishers Weekly 

"Coben é um dos melhores autores de todos os tempos. Pegue qualquer um dos seus livros e você encontrará uma história surpreendente, excitante e cheia de reviravoltas com um grande coração pulsante." - Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar

Sinopse:
  Dezoito anos se passaram desde que a detetive Kat Donovan sofreu as maiores perdas de sua vida: a morte do pai e o fim do relacionamento com o noivo. Foram dois acontecimentos muito bruscos que ela não conseguiu superar totalmente, mas, no dia a dia prefere não pensar muito nisso. 
  Contudo, de uma só vez, essas duas feridas voltam a se abrir. Ao saber que o assassino do seu pai será executado, Kat resolve ter uma conversa com ela para esclarecer o caso. Mas o homem nega a autoria, dizendo que foi obrigado a confessar o crime, e ela acaba ficando com mais dúvidas. 
  Ao mesmo tempo, a detetive é procurada por um garoto que acredita que mãe está desaparecida. Sem entender por que o adolescente insiste que ela, e não um outro policial, investigue o caso, Kat descobre que o sumiço está relacionado a seu ex noivo e a um site de relacionamentos.
  Lidando com dois casos simultâneos, ela decide seguir em frente com as investigações, mesmo que todos a seu redor, tentem dissuadi-la disso. Determinada, Kat trabalha segundo suas emoções, e a intuição lhe diz que ela não deve desistir.

Opinião:
  Que Falta Você Me Faz do escritor Harlan Coben foi lançado neste mês de maio pela editora arqueiro, e diferente de muitos livros do autor, este é independente. Com tantas séries no mercado, sempre estou a procura mais e mais por bons livros únicos, caso contrário não terei onde guardar tantos livros se eu não acabar resistindo a algumas boas séries, como por exemplo as do próprio autor.
   Logo ao iniciar a leitura, a história estava se encaminhando para um romance meloso, o qual não gosto, mas conforme a história foi se desenvolvendo foi se revelando uma onda de crimes muito bem arquitetados ligados a internet, e mesmo o romance continuando, a história me prendeu do início ao fim. Méritos para o autor, que com seus diálogos soberbos e uma leitura rápida, conseguirá agradar os leitores que apreciam muita ação e violência (meu caso),  e agradará também os que gostam de um romance até certo ponto meloso, mas que não chega a prejudicar a obra, pois pelos moldes da história os momentos românticos se encaixaram perfeitamente.
  Os personagens são muito bem construídos e convincentes, com destaque para a protagonista Kat Donovan, que é  forte, corajosa, implacável, bondosa, competente, etc etc... Sendo este modelo de mulher certinha, tinha tudo para ser uma personagem chata e nada interessante, mas Coben conseguiu que Kat cative o leitor e que ele torça por ela. Temos também o cruel, frio e calculista Titus, chefe de um grupo muito organizado e difícil de ser rastreado. Coben definitivamente está entre os autores que melhor constrói diálogos. O esquizofrênico Aqua que  muitas vezes está bem paranoico e outras consegue manter uma conversa inteligente e coerente mostra a genialidade do autor.
   As últimas setenta páginas o ritmo da narrativa acelera e prende o leitor ainda mais, e após o final um pouco morno e aparentemente concluído, tem-se uma surpresa chocante ligando as pontas soltas que parecia que iria ficar sem explicação. Recomendo para os leitores fãs do autor e os que apreciam uma leitura rápida, personagens críveis e uma história convincente com um tema atual muito interessante. O meu livro preferido de Coben continua sendo Não Conte a Ninguém, devido a conter mais cenas de ação e um final contendo muito mais revelações, mas mesmo assim não consigo dar outra nota que não seja a máxima para Que Falta Você Me Faz.

Minha nota: 10
  

8 comentários:

  1. Oi Maurilei!
    Eu também gosto de livros únicos e no caso do Coben, prefiro esses aos livros das séries Bolitar.
    Também não gosto de romances melosos, então gostei de saber que esse livro foge disso e cria um bom suspense.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, estou tentando evitar conhecer as séries Bolitar. O suspense criado é muito bem construído, principalmente nas últimas dezenas de páginas. As passagens românticas do livro digamos que foi "tragável". Beijos.

      Excluir
  2. Adoro Harlan Coben, este eu ainda não li, na verdade, estou muito atrasada com minhas leituras...

    http://www.conversandocomdragoes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kate, Coben está no top 3 de escritores do gênero em minha opinião. Sua maneira de escrever prende a atenção do leitor do início ao fim do livro.

      Excluir
  3. Costumo dizer que Harlan tem a habilidade de transformar tristes histórias de amor em eletrizantes tramas de suspense. Quem vê uma capa dessas nunca vai achar que se trata de um livro policial. Não vejo a hora de ler, principalmente por focar muito nos perigos da internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, este tema dos perigos da internet foi muito bem explorado pelo autor. Acho que irá gostar.

      Excluir
  4. Maurilei, não resista. Quando começar a ler a série Myron, você não vai querer parar... também fiz isso, comecei pelo idependentes, o meu primeiro foi Não Conte a Ninguém, amei, li os outros, e por último os livros da Série Myron, de paixão foi ao amor. Myron e Win são incríveis! Ainda não li Que falta Ela me Faz, mas logo logo leio, até ser lançado outro da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, acho que terei que devorar esta série mesmo, pois leio tanta gente falando bem que acho que logo não irei resistir.

      Excluir