terça-feira, 7 de abril de 2015

Resenha: Ciclo das Trevas - O Protegido de Peter V Brett - livro 1


"A fantasia épica mais significativa e cinematográfica desde O Senhor dos Anéis. Inspiradora, obrigatória e totalmente viciante !" - Paul W. S. Anderson - criador e diretor da série Resident Evil

Sinopse:
  Ao cair da noite, eles surgem por todos os lados, famintos por carne humana, demônios de areia, de vento e até de pedra, conhecido como terraítas. Depois de séculos, a humanidade definhou e se tornou refém da escuridão. Arlen, Leesha e Roger, jovens sobreviventes, atrevem-se a lutar e encarar as trevas. O jovem Arlen recebe os ensinamentos de um mensageiro e descobre que o medo, mais que os demônios, é o mal a ser combatido. Leesha tem a vida destruída por uma simples mentira e se torna ajudante de uma velha e misteriosa ervanária. E o destino de Roger muda para sempre quando um menestrel chega à sua vila com uma rabeca. Juntos, eles podem oferecer ao mundo uma última, e fugaz, chance de sobrevivência. 

Opinião:
  O Protegido é o primeiro livro da série Ciclo das Trevas, e é a nova aposta da editora DarkSide Books neste início do ano. 
  O autor criou um mundo magnífico, onde lidar com o medo achei ser o foco da história, pois os demônios da noite, famintos por carne humana, são tão temidos que os únicos que se atrevem a lutar contra eles são os krasianos, e ainda assim sem muito sucesso. Os demônios terraítas foram muito bem desenvolvidos, pois apresentam habilidades diferentes e força proporcional ao tamanho de cada um. Todos os humanos morreriam se não fosse as "proteções" utilizadas, uma espécie de campo de força para os terraítas não transpassarem.  
  Os três protagonistas, Arlen, Leesha e Roger, passam por momentos difíceis desde muito novos, tendo que lidar com perdas de entes queridos e pessoas que os fazem mal. É interessante como eles amadurecem e se tornam mais fortes com o passar da narrativa, pois tudo indica que está nas mãos deles salvar o mundo dos terraítas. 
  Com uma conclusão satisfatória, O Protegido é o início de uma saga promissora, pois provavelmente os próximos volumes serão ainda melhores que este. Estou ansioso para o lançamento do segundo volume. Com certeza indico este ótimo livro para os fãs de fantasia.

Minha nota: 9

9 comentários:

  1. Estou lendo "O Protegido" nesse momento, Maurilei, mas na versão inglesa. Espero gostar bastante, assim como você!!

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai gostar sim Vagner. O próximo livro de fantasia que lerei será O Lobo das Planícies, que vi no seu blog e fiquei interessado. Anda não li ficção histórica mas acho que vou gostar. Até mais.

      Excluir
    2. Faz muito bem, Maurilei. Acho muito difícil tu não gostar d'O Lobo das Planícies. A história de Genghis Khan é sensacional!

      Excluir
  2. Que bom que você gostou, Maurilei. Eu achei muito bom também e o conceito dos demônios é muito bom. Tb estou ansiosa para ler os demais livros.

    ResponderExcluir
  3. O Protegido está na minha lista há tempos, comprei semana passada e no momento estou aguardando ansiosamente para que chegue, seu comentário aumentou ainda mais minha vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha opinião O Protegido não é tão bom quanto Mistborn e As Crônicas do Matador do Rei, mas mesmo assim é ótimo, e os próximos volumes da saga tem tudo para ficarem melhores que este primeiro. A saga é muito promissora.

      Excluir
    2. Ah cara eu adorei! ainda mais por ser um antigo jogador de rpgs então me identifiquei com as classes de demonios e tudo o mais. Ansioso para os próximos livros :)

      Excluir
    3. Rafa, os demônios em minha opinião são o melhor da obra. Somos dois ansiosos para os próximos livros rsrsrs Tomara que lancem por aqui os livros de contos do mesmo universo, que pelo que andei dando uma olhada possuem a mesma ótima qualidade.

      Excluir