domingo, 16 de agosto de 2015

Resenha: A Tumba e Outras Histórias de H. P. Lovecraft


Sinopse:

     Este volume reúne exemplares dos variados estilos de narrativa que tornaram o escritor norte-americano H. P. Lovecraft um dos autores cult mais apreciados em todo o mundo. De "A Tumba", um verdadeiro conto clássico de horror, a "Entre as Paredes de Eryx", uma história de ficção científica passada em Vênus, o leitor terá uma amostra do melhor da fantasia gótica, do flerte com o sobrenatural e com o oculto, de personagens que são jogados no coração da loucura. As horripilantes histórias de Lovecraft seduzem pelo crescente medo que inspiram e emergem, quase todas, num clímax surpreendente. 
   O livro traz, também, fragmentos e alguns dos primeiros contos escritos pelo autor, durante a adolescência. Os conhecedores de Lovecraft ficarão impressionados com a precocidade do estilo - que consagraria o artista maduro - e o tratamento de temas que tornariam célebre a sua obra posterior. Para os fãs do gênero, uma razão para comemorar. Para os não iniciados, uma ótima porta de entrada.

* Sinopse contida nesta edição.

Opinião:

    A Tumba e Outras Histórias, do escritor H. P. Lovecraft, é um livro de terror publicado em terras brasileiras pela editora L&PM Pocket. 

      O livro é dividido em três partes, sendo:
     Os contos: A Tumba, O Festival, Aprisionado com os Faraós, Ele, O Horror em Red Hook, A Estranha Casa que Pairava na Névoa, Entre as Paredes de Eryx, O Clérigo Diabólico.  

     Primeiras histórias: A Fera da Caverna, O Alquimista, Poesia e os Deuses, A Rua, e A Transição de Juan Romero.

     Quatro fragmentos: Azathoth, O Descendente, O Livro, A Coisa no Luar.



        Comentarei um pouco sobre o que se trata os contos principais do livro.

      Em A Tumba, Jervas Dudley conta uma história de quando era criança e descobre uma tumba abandonada em um mausoléu. E assim começa os momentos apavorantes vividos por Dudley, que deixa o leitor em dúvida da veracidade dos acontecimentos, pois nosso narrador está trancado em um asilo para loucos.

     O Festival é um conto sinistro em que o personagem central foi enviado por seus pais até uma velha cidade para participar de um festival macabro que acontece uma vez a cada século. 

     Em Aprisionado com os Faraós temos um início lento, demorando assim para o conto se desenrolar. Nesta história está presente o ilusionista Houdini, que propõe o desafio de conseguir escapar da tumba de um faraó. E assim Houdini de repente se mete em uma enrascada horrenda.

     O conto Ele, diz sobre um homem que vai até a cidade de Nova York e se depara a noite com um estranho que o leva a revelações incríveis sobre o passado e o futuro.

     O Horror em Red Hook se trata de um ancião que domina o ocultismo, dando assim muito trabalho para a polícia que acaba se vendo obrigada a recorrer a um detetive famoso para dar conta dos acontecimentos.

     Em A Estranha Casa que Pairava na Névoa, um filósofo decide chegar até uma casa muito antiga que se encontra no alto de um penhasco e que não possui um caminho lógico de chegar até ela, e o estranho que supostamente a casa é habitada por alguém misterioso. No caminho o filósofo tem experiências aterradoras.

     Entre as Paredes de Erix conta os momentos desesperadores de um explorador que se encontra no planeta Vênus e está a procura de valiosos cristais, e de repente acaba ficando preso em uma armadilha alienígena. 

     O Clérigo Diabólico achei um conto apenas mediano, que diz sobre a experiência no mínimo sinistra de um homem ao visitar o sótão de uma casa. 

     O conto que mais gostei do livro deixei para o final. O Alquimista, que faz parte das primeiras histórias escritas por Lovecraft. O conto diz sobre uma maldição passada de geração em geração que dura séculos. É meu conto preferido pela criatividade do autor em relação a história narrada.

     Algo muito positivo que achei das histórias em geral é o clima sombrio e angustiante, deixando assim o leitor tenso durante toda a leitura. O problema que tive com algumas histórias é que não prendeu muito minha atenção. Dos contos que li até hoje do autor, ainda prefiro os mitos sobre Cthulhu, mas com certeza a leitura foi válida para eu conhecer um pouco mais das criações de um dos maiores escritores clássicos do gênero. 

Minha nota: 8

3 comentários:

  1. Nunca li um livro inteiro de Lovecraft, apenas alguns contos avulsos e realmente passam uma atmosfera de angústia, mas não achei as histórias tão interessantes assim, parece que é o medo por si só. Mas é um autor conceituado e certamente tem muita coisa excelente em sua obra. Quero ler mais dele e reler esses contos, pois certamente na época devo ter deixado de perceber muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, ainda tenho muitos contos do Lovecraft pra ler. Teve vários que não achei muito interessantes também. O que mais gostei até agora é O Horror de Dunwich, que faz parte dos contos sobre os mitos de Cthulhu.

      Excluir
  2. Antologia HP Lovecraft. São 63 contos
    que podem ser baixados no formato: PDF, EPUB, MOBI ou ler online:

    http://adf.ly/1WbSK2

    ResponderExcluir