quinta-feira, 9 de julho de 2015

Resenha: Trilogia das Joias Negras - A Filha do Sangue de Anne Bishop - volume 1


"A Filha do Sangue de Anne Bishop é como uma xícara de café: forte, escuro e implacável com os estômagos mais delicados."  -  The Times

"A Trilogia das Joias Negras é uma das leituras mais originais e espetaculares que fiz nos últimos tempos. Mesmo não sendo um grande fã de fantasia, fui fisgado desde o primeiro volume." -  Luc Duplessis

"Tremendamente sensual, rico em detalhes, um mundo em que se subvertem todos os clichês do gênero fantástico. Simplesmente genial." - Library Journal

Sinopse:

   O Reino Distorcido se prepara para o cumprimento de uma antiga profecia: a chegada de uma nova Rainha, a Feiticeira que tem mais poder que o próprio Senhor do Inferno. Mas ela ainda é jovem, e por isso pode ser influenciada e corrompida. Quem a controlar terá domínio sobre o mundo. Três homens poderosos - inimigos viscerais - sabem disso. Saetan, Lucivar e Daemon logo percebem o poder que se esconde por trás dos olhos azuis daquela menina inocente. Assim começa um jogo cruel, de política e intriga, magia e traição, no qual as armas são o ódio e o amor. E cujo preço pode ser terrível e inimaginável.
  
Opinião:

   A Filha do Sangue da escritora Anne Bishop é o primeiro volume da Trilogia das Joias Negras, lançado em terras brasileiras pela editora Saída de Emergência.

   Este é mais um livro que eu estava muito empolgado para iniciá-lo, com a expectativa muito alta, e terminada a leitura não foi bem o que eu esperava. Acontece !

    A autora criou um universo muito criativo e original, diferente de tudo o que eu tinha lido até agora, contendo muito erotismo, que me deixou um tanto desconfortável, e um clima um tanto sombrio. Anne Bishop escreve de uma maneira muito fluída, e que mesmo eu não gostando muito do livro, foi possível concluí-lo rapidamente. 

   O meu problema com a obra foi que ao meu ver a autora não soube aproveitar o fantástico universo criado, resultando em uma trama que conforme ia chegando ao fim, a história não desenrolava,  e somente nas últimas dezenas de páginas o livro melhorou, com boas cenas de ação e um bom final. Mas por se tratar de uma trilogia, muito pouco deste mundo complexo foi demonstrado, sendo bem provável que já no segundo volume a história melhore, e muito.

    Os personagens foram muito bem construídos, com destaque para a protagonista Jaenelle Angelline, uma menina de apenas doze anos que está destinada a ser a Rainha das Trevas; Daemon Sadi, escravo sexual da Sacerdotisa Suprema Dorothea e de outras rainhas, que é responsável pelos maiores momentos eróticos do livro; e por último temos Saetan Daemon SaDiablo, pai de Daemon Sadi e Senhor Supremo do Inferno, que se torna uma espécie de mentor de Jaenelle.

    Todas as resenhas que li desta obra foram muito positivas, sendo assim, eu é que sou a exceção por ter achado A Filha do Sangue apenas mediano, porém, com toda a certeza é uma saga que só tem a evoluir nos demais volumes. Talvez eu mude de ideia, mas por enquanto não pretendo continuar a leitura dos próximos livros da série. 

Minha nota: 7

10 comentários:

  1. Maurilei, também sou assim, quando vejo que um livro é muito badalado e não gosto, sempre fico achando que o problema é comigo. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Cassiana, também aconteceu comigo algo parecido com outros livros que achei que iria gostar muito e não gostei tanto assim, aí achei que o problema é comigo, que foram Duna e Nosferatu, mas ainda assim achei estes dois melhores que A Filha do Sangue. Fazer o que né, acontece !

      Excluir
  2. Oi Maurilei!
    São poucos os livros de fantasia que me despertam interesse e esse não foi um deles. Que pena que o primeiro volume não foi bem aproveitado como poderia. Ainda mais que a função de um primeiro livro devia ser, justamente, apresentar bem o universo da trama para o leitor.
    Bom..pelo menos a sua decepção já veio no começo e você decidiu não investir mais na série. É tão ruim quando lemos até o final e nos decepcionamos no último, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana ! Como você mesma disse, foi bom minha decepção ter vindo no começo da série. Sabe que por enquanto não fiquei decepcionado com o último livro de uma série ? Que sorte a minha ! Beijos

      Excluir
  3. Olá.

    Você não foi o único que achou mediano não. Minhas amigas que leram este livro odiaram, e depois que me contaram algumas coisas cabeludas que acontecem no livro, eu desisti de ler XD Passo longe deste livro hehe.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não é somente eu que não gostei muito deste livro rsrsrsrs
      Beijos

      Excluir
  4. Cenas hot para mim são desnecessárias e só dispersam o leitor. Principalmente se for um livro de fantasia, que tem como premissa te levar para outro mundo. E se o primeiro não foi bom não dá para se motivar para ler os demais mesmo.

    porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com você que cenas hot são desnecessárias. Mesmo os próximos volumes que provavelmente serão melhores que este primeiro, eu desanimei e não pretendo continuar a série.

      Excluir
  5. 7? Sei q gostos são gostos mas eu adorei o livro e só tinha 13 anos!sim o livro melhora muito e entram outras personagens e a escrita vai..melhorando e incrível! E Lucivar aparece mais! Mas como já disse gostos são gostos e pessoalmente esta é a minha autora preferida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos adoram este livro assim como você, e em decorrência das resenhas que li que diziam muito bem da obra, eu criei uma expectativa muito alta, mas muito mesmo, a ponto de que imaginava que eu acharia o livro tão bom quanto foi para mim o primeiro da série Mistborn por exemplo, que acho até agora o melhor livro de fantasia que li na vida. Depois da leitura fiquei muito decepcionado e acabei dando esta nota tão baixa para um livro que tem sim muitas qualidades e assim como você disse que o segundo volume é ainda melhor, eu também já achava que seria mesmo. Talvez futuramente eu acabe decidindo ler o segundo livro da saga sem a expectativa muito alta e acabe gostando.

      Excluir