quinta-feira, 21 de maio de 2015

Resenha: A Saga do Império - A Filha do Império de Raymond E. Feist e Janny Wurts - livro 1


"Tudo o que um fã de fantasia poderia esperar. Este é um livro para ser lido mesmo por quem não leu a saga anterior." - Locus

"A Filha do Império cria um belo e estranho mundo." - Moonproject Uk

Sinopse:
  Mara, a filha mais nova da poderosa Casa dos Acoma, estava destinada a uma vida de contemplação e paz. Mas quando seu pai e seu irmão são mortos, sua vida muda de um dia para outro. Apesar do sofrimento, cabe a ela a tarefa de vestir o manto da liderança e enfrentar as dificuldades e os inimigos implacáveis. Inexperiente na arte de governar, Mara terá de recorrer a toda a sua força e astúcia para sobreviver no Jogo do Conselho, recuperar a honra da Casa dos Acoma e assegurar o futuro de sua família. Mas quando percebe que os inimigos que quase aniquilaram a sua casa vão voltar a atacar com fúria renovada, Mara só tem uma dúvida: será que ela, apenas uma mulher, ainda quase menina, poderá vencer em um jogo perigoso no qual seu pai e seu irmão falharam ?

Opinião:
   A Filha do Império, primeiro volume da trilogia A Saga do Império, é um lançamento deste mês de maio da editora Saída de Emergência, que é especializada em obras de fantasia. Esta trilogia se encontra no mesmo universo de O Mago de Raymond E. Feist, composta por quatro livros já lançados por aqui que eu ainda não li. Quem leu a saga de O Mago aconselha sua leitura primeiro do que A Saga do Império, mas digo que não encontrei problemas em ler na ordem inversa.
  Primeiramente vale destacar que este livro de fantasia medieval é focado em intrigas políticas, contendo jogos de poder muito bem arquitetados e a magia, que muitos leitores apreciam tanto, se encontra pouco presente. Os costumes orientais das Casas é muito semelhante a cultura oriental, levando muito a sério a questão da honra.
   A narrativa é um pouco lenta, mas acredito que pelos moldes da história se a leitura fosse muito acelerada não seria um livro tão bom.
  Um ponto muito positivo da obra são os personagens convincentes, sendo assim resultando em uma história muito realista. Destaque para a protagonista Mara, que com sua inteligência e calculismo é responsável pelos melhores momentos do livro.
  O final da obra apesar de não ser muito surpreendente é satisfatório. Os próximos livros da saga tem tudo para serem ainda melhores, pois o universo criado é muito interessante. Espero que a editora não demore para publicar as continuações, pois com certeza lerei.

Minha nota: 9

11 comentários:

  1. Que bom que gostou e fico feliz em saber que vc não teve dificuldades em entender bem a trama, apesar de não ter lido a Saga do Mago. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cassiana, eu acabei arriscando ler este livro primeiro, mas a saga do mago está na minha lista de leituras. Abs !!

      Excluir
  2. Oi Maurilei!
    Eu não estou acompanhando os livros do Feist, mas a minha colunista Rosem gosta muito das histórias do autor. Interessante você observar que, diferentemente da Saga do Mago, esse livro foca mais em política do que em magia, mas que apesar disso o autor trabalhou bem a sua história, que acabou se tornando mais realista.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, o livro é muito bom, se você acabar lendo tens grandes chances de gostar. As intrigas políticas são mesmo muito bem construídas. Após a leitura estou mais animado para ler os livros da saga do Mago. Beijos.

      Excluir
  3. Só pela sinopse eu já gostei da heroína, adoro mulheres guerreiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, a protagonista é realmente muito forte e determinada. O mais interessante é que ela utiliza da inteligência para tentar vencer seus inimigos e não o combate corpo a corpo, armas ou magia.

      Excluir
  4. Acho que tem muito mais da mão da Janny Wurts nessa obra que o próprio Feist, geralmente entre dois autores quando há um interesse comercial na história, leia-se Robert Kirkman e Jay Bonansinga, o nome de menos brilho é quem realmente se esforçou na história. Até porque Feist é meio travado na criação de personagens femininos. Quero ler esse :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, estou ansioso para ler a série O Mago que muitos falam tão bem.

      Excluir
  5. Maurilei,

    Eu li a Saga do Mago, mas não achei tudo (se comparado, por exemplo, com Mistborn ou a saga dos Nobres Vigaristas, de Scott Lynch), apesar de ser uma leitura bem interessante e que me proporcionou ótimas horas de entretenimento. Sua resenha ficou bem legal e acho que vou ler essa noiva série!

    ResponderExcluir
  6. Maurilei,

    Eu li a Saga do Mago, mas não achei tudo (se comparado, por exemplo, com Mistborn ou a saga dos Nobres Vigaristas, de Scott Lynch), apesar de ser uma leitura bem interessante e que me proporcionou ótimas horas de entretenimento. Sua resenha ficou bem legal e acho que vou ler essa noiva série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, que bom que gostou da resenha ! Mistborn e Nobres Vigaristas estão em um patamar acima em minha opinião em relação a Saga do Império também, mas não significa que não seja boa. Se você aprecia tramas políticas, acho tem grandes chances de você gostar.

      Excluir