segunda-feira, 30 de março de 2015

Resenha: Caixa de Pássaros de Josh Malerman


"Para aqueles que dizem que não há mais ideias originais de histórias de terror, Malerman mostra que há algo novo para contar " - Usa Today

"A prosa de Malerman é convincente, mas o que faz de Caixa de Pássaros um livro memorável é a presença inflexível e absoluta de uma ameaça que não pode ser vista." -  BookPage

Sinopse:
  Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um Thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas.

Opinião:
  O livro já começa bem interessante e empolgante, pois várias pessoas com uma fúria incontrolável sem motivo aparente começam a matar seus semelhantes muitas vezes até  aleatoriamente e em seguida se suicidam. As matérias dos acontecimentos começam a ser transmitidas pela televisão mas sem muita atenção por parte da população, porém conforme os incidentes aumentam o pânico começa. Com o passar dos dias poucas pessoas estão vivas, e pouco antes dos jornais televisivos encerrarem as transmissões informaram que provavelmente "seres" desconhecidos caminhavam sobre as ruas e o simples fato de algum ser humano olhar para o tal "ser", vinha a loucura e a vontade de matar incontrolável e posteriormente o suicídio. Os sobreviventes não tem escolha a não ser se trancarem dentro da residência e por cortinas em todas as janelas, e quando for necessário sair a céu aberto vendar os olhos.
  Josh Malerman, em sua obra de estréia, tal como Lovecraft, utiliza o medo do desconhecido de uma maneira formidável, tendo como resultado  uma obra muito criativa e inovadora com um fundo apocalíptico. Um terror psicológico arrepiante e convincente a ponto de sentirmos na pele a impotência dos personagens, e a tensão do leitor aumenta por não poder fazer nada para ajudar.
  Caixa de Pássaros foi um livro que eu não queria parar de ler, querendo devorá-lo de uma vez só. O autor alterna a narrativa entre presente e passado, prendendo o leitor com uma escrita simples e fluída. Em relação ao final, ficou algumas pontas soltas de que tenho a impressão que foram deixadas propositalmente por Malerman. Enfim, com certeza indico este livro pra quem procura algo diferente da maioria, e ainda com uma altíssima qualidade.

Minha nota: 10
  

4 comentários:

  1. Caixá de Pássaros é ótimo principalmente por ser um livro que aborda o horror que advém da ignorancia, Lovecraft é mestre nessa arte. Li ano passado um livro nacional bastante parecido e que gostei muito chama-se Quando os Pesadelos Acordarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei que iria gostar tanto de Caixa de Pássaros. Foi uma surpresa muito positiva para mim. Opa, me interessei por este livro nacional, vou dar uma conferida.

      Excluir
  2. Oi Maurilei!
    Comecei a ler esse livro despretensiosamente, porque não é o meu estilo habitual de leitura, mas me peguei presa pela trama e li tudo de uma só vez! Gostei muito da forma como o autor utilizou o medo e o pânico como gatilhos, e a limitação física dos personagens me remeteu ao filme "Ensaio sobre a Cegueira", cujo livro ainda pretendo ler.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, como você disse o medo e o pânico foram muito bem usados pelo autor. Gostei muito da história. Me interessei por este filme e livro Ensaio sobre a Cegueira, vou dar uma pesquisada. Beijos.

      Excluir