segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha: O Sono Eterno de Raymond Chandler - livro 1


Sinopse:
   Philip Marlowe, um detetive particular, recebe uma tarefa do general aposentado Sternwood para ir atrás de um homem que o está chantageando, e ainda o detetive percebe que o general quer descobrir o paradeiro do marido de sua filha Vivian, Rusty Regan, um traficante de bebidas que desaparece de repente. As investigações de Marlowe se dá no submundo do crime na Califórnia, onde é obrigado a lidar com marginais barra pesada.

Opinião:
   Raymond Chandler foi um dos pioneiros do gênero policial noir, sendo seu primeiro romance O Sono Eterno, publicado no final da década de trinta, onde foi apresentado seu protagonista carismático Philip Marlowe, que não faz deduções surpreendentes para solucionar os crimes, e não tem a elegância de investigadores clássicos, e sim, resolve seu casos na porrada e no tiro, e ainda com um linguajar ríspido e irônico, tudo isso torna o livro com uma narrativa muito convincente e agradável de se ler.
   Este foi meu primeiro e único policial noir que li até agora, e digo que gostei muito do estilo carismático de Marlowe. Esta obra é a primeira de uma série deste detetive, e com certeza lerei os próximos e outros livros do gênero.
   Não vou revelar mais nada da trama para não acabar soltando algum spoiler, pois acho que a sinopse já diz o suficiente. Pra quem quer conhecer um livro policial diferente dos de Donato Carrisi e Michael Connelly por exemplo, recomendo o ótimo O Sono Eterno.

Minha nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário