sábado, 21 de março de 2015

Resenha: Sob a Redoma de Stephen King


"Apurado e vigoroso desde o início. Difícil de deixar de lado." - New York Times

"Sob a Redoma se move com tanta rapidez e prende o leitor tão absolutamente que o deixa quase paralisado." - Newsday

"Propulsivamente intrigante . Surpreendentemente viciante." Usa Today

Sinopse: 
   Assim que a pequena cidade de Chester's Mill se vê envolta por um misterioso campo de força, os moradores percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem e são separadas de suas famílias com a repentina aparição da redoma. A situação fica ainda mais grave quanto são expostas às consequências ecológicas da barreira e às maquinações de James "Big Jim" Rennie, um político dissimulado que usa a redoma como um meio de dominar a cidade. No entanto, o principal adversário dos moradores é a própria redoma, pois ninguém entra e ninguém sai da cidade. Encerradas ali, sem possibilidade de escapar, as pessoas serão obrigadas a enfrentar seus medos e impulsos, e darão voz a seus instintos mais primordiais.

Opinião:
   Sob a Redoma é um livro imenso como muitos do King, e por possuir suas quase mil páginas, muitos leitores podem achar que é um livro massante e com muita enrolação, sendo assim recusado por muitos; mas digo que este livro é muito dinâmico, crível, contendo muitas mortes, e que possui um vilão, Big Jim, que com seu poder político ele tenta manipular o maior número de pessoas para alcançar seu maior objetivo, que é dominar a cidade. Big Jim  muita vezes utiliza da religião para persuadir as pessoas, dizendo que os atos dele são conforme a vontade de Deus, e ainda distorce a verdade; enfim o cara é muito mau.
    Acho que ninguém descreve tão bem seus personagens como King escreve, sendo que o fato de a redoma estar em volta de Cherter's Mill fica em segundo plano, pois o conflito entre os personagens, que são muitos, é prazeroso demais de se ler. Dale Bárbara com a ajuda de alguns adultos e crianças tentam impedir o controle da cidade de cair totalmente nas mãos de Big Jim, ao mesmo tempo que tentam desvendar o porque de a redoma estar em torno da cidade e também alguma maneira de destruí la.
   Um livro eletrizante, com personagens que somente King conseguiria descrever de tão complexos, humanos e críveis, com destaque para o ótimo vilão James Rennie. Os finais de King geralmente são criticados, mas digo que gostei do final de Sob a Redoma, achei bem criativa a explicação de como foi parar uma redoma em volta da cidade, mas acho que não irá agradar a todos. Finalizo esta curta resenha, que devem ter percebido não contou quase nada sobre o livro, pois quis evitar spoilers. Nota máxima para este excelente livro.

Minha nota: 10
 
 

10 comentários:

  1. Muito amor pelo tio Stevie. Esse livro é maravilhoso e vc acertou em cheio na sua resenha. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha Cassiana. O livro é muito bom mesmo. Indico pra você, se ainda não leu, Novembro de 63, Zona Morta, IT: A Coisa, Sombras da Noite e o melhor de vampiros que li até hoje, Salem. Todos esses achei ainda melhores que Sob a Redoma. Todos livros que li do King até agora eu gostei muito, com uma escrita que até hoje acho a melhor dentre todos os escritores que li algum livro até agora, e acho que Patrick Rothfuss, autor das Crônicas do Matador do Rei escreve muito bem também.

      Excluir
  2. Nunca li nada do Stephen King, mas esse livro está na minha lista há um bom tempo. Talvez eu leia em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner, achei Sob a Redoma excelente, muito bom mesmo. Vou te indicar algumas leituras, que para iniciar os livros do mestre talvez você goste mais por serem menores que este. Zona Morta, Salem, O Iluminado e sua sequência Doutor Sono, O Cemitério e o livro contos Sombras da Noite. Abraço.

      Excluir
  3. Eu, por enquanto só conheço a série, mas tenho curiosidade em ler o livro. Ainda mais que você falou que Big Jim é tão desprezível quanto na série. Amo odiar esse personagem e quero conhecer o original. No meu blog faço algumas listas e uam delas é sobre as "coisas"mais assustadoras que King já criou. Se quiser conferir, acho que vai gostar.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/2015/01/sete-coisas-assustadoras-criadas-por.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto ainda não pretendo ver a série, mas quem sabe futuramente. Pra mim os melhores personagens do King são os vilões. Vou dar uma olhada nesta postagem do King, me interessei muito.

      Excluir
  4. Bom acompanho a série de tv fico com receio de ler o livro e ter que admitir que ele é bem melhor que ela.
    estantepolicial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helysson, a série por enquanto não estou interessado em assistir, e pelo que vi alguns comentários por aí, o livro é bem diferente. Se você tiver a oportunidade de ler acho que irá gostar.

      Excluir
  5. Tô acabando It e já vou partir pra esse. O mestre me conquistou. Huahuahuhauha.

    Abração!
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phelipe, mesmo eu preferindo It, Sob A Redoma é excelente, principalmente as últimas duzentas páginas. Se ainda não leu Novembro de 63 vale a pena devorá-lo, pois ele tem ligação com A Coisa, nos proporcionando momentos nostálgicos memoráveis !

      Abraço !

      Excluir