terça-feira, 11 de agosto de 2015

Resenha: O Homem Do Castelo Alto de Philip K. Dick


Sinopse:

    A trama se desenvolve em um cenário sombrio: a Segunda Guerra Mundial foi vencida pelo Eixo - Alemanha, Japão e Itália. O continente africano foi praticamente aniquilado e os negros escravizados. Os judeus também se encontram seriamente ameaçados de extermínio.
      É nesse contexto que se desenvolvem os dramas de vários personagens cujas vidas acabam entrelaçadas pelos ditames do I Ching, o milenar oráculo chinês, e que se descobrem envolvidos em situações além de seu controle: um judeu que se esconde sob uma falsa identidade para não ser levado a um campo de extermínio; um vendedor de antiguidades norte-americano que se esforça para ser aceito pela rígida sociedade japonesa; um burocrata japonês que se envolve em uma intriga política perigosa demais para alguém de sua posição social; uma mulher que, por meio da leitura de um livro clandestino, vislumbra um mundo onde os nazistas perderam a guerra e Hitler está morto.

Opinião:

     O Homem do Castelo Alto, de autoria de Philip K. Dick, considerado um dos maiores escritores de ficção científica, foi publicado por aqui pela editora Aleph.
  
      Esta obra é o primeiro contato que tenho com um livro do autor, e foi com uma alta expectativa que iniciei a leitura desta obra. A premissa de que a Alemanha, juntamente com o Japão e a Itália teriam vencido a segunda guerra mundial é muito interessante, porém, acho que o enredo meio confuso não foi muito bem desenvolvido, e o tema central poderia ter sido melhor explorado. 


    Philip Dick criou um universo totalmente ruim de se viver, um mundo que americanos, judeus e negros, não tinham motivo algum para sorrir; e eu acredito que se Hitler houvesse obtido êxito, teria sido muito ruim, mas nem tanto quanto demonstrado nesta obra. Em contrapartida, em um livro escrito por um personagem do livro, em que os nazistas perderam a guerra e os americanos juntamente com os ingleses reinam soberanos, o mundo é  tudo muito maravilhoso e praticamente perfeito. Outro exagero em minha opinião !

   Os melhores momentos da obra são a reflexão interna dos personagens e os diálogos. Falando em personagens, não houve nenhum que me chamou a atenção, com exceção do tal Homem do castelo alto, que é um tanto misterioso e deixa o leitor curioso para saber mais sobre ele.  


     Chegando ao momentos finais do livro, eu estava esperando algo surpreendente e impactante, e não foi o que aconteceu; não que o final foi ruim, mas é que o livro acabou meio de repente, como se fosse uma história sem fim, com os personagens tendo uma esperança de um mundo melhor. 
     
     Com tantos pontos negativos que mencionei, parece que o livro é ruim e que não gostei, mas a verdade é que é sim no mínimo um bom livro. Aconteceu que mais uma vez iniciei a leitura com uma alta expectativa, e esperava que a história fosse melhor explorada e mais surpreendente, pois com esta premissa interessante e instigante, acredito que o livro poderia ter sido bem melhor. 

Minha nota: 8

9 comentários:

  1. Já devo ter lido algo de ficção científica do Philip, mas não me recordo qual livro. pra você ver como esse autor não me impressionou. A premissa realmente é ótima, mas se ele não deu conta do recado, acho que não vale a pena ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, este não é um livro que eu recomendo ao leitores porque as chances de não gostarem são grandes. Eu estava achando que talvez fosse somente eu que não havia gostado muito do livro, como aconteceu com Nosferatu e Duna, que eu não gostei tanto assim e a grande maioria gostaram muito. Aí dei uma olhada em três resenhas de outros blogs e todos blogueiros tiveram uma opinião parecida com a minha. Tenho mais dois livros do autor que acho que vou achar melhor que este.

      Excluir
  2. A ideia parece interessante, mas se o livro não agrada a maioria creio que ele não deve ser tão legal... Que pena, porque quando comecei a ler sua resenha já estava me empolgando... haha
    Fazer o que...

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Ana Paula, o livro tem suas qualidades mas acho que poderia ser bem melhor.

      Excluir
  3. Oi Murilei,
    Morro de curiosidade de ler algum livro do autor, pois ele é um dos grandes expoentes da ficção científica.
    Mas as vezes sinto que livros de ficção científica partem de um grande argumento, mas falham em desenvolver a estória.
    Uma pena que vc nao tenha gostado tanto quanto esperava.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, foi bem isso mesmo que achei que houve com este livro quando terminei a leitura. Teve um grande argumento, mas o autor falhou em desenvolver a estória. Abraço !

      Excluir
  4. Sempre tive certa curiosidade em ler Philip K. Dick, mas não sei porque sempre passo outros autores de ficção científica na frente dele.

    http://tpapertowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, pelo que andei lendo em outros blogs, o Philip Dick possui outros livros que provavelmente é melhor que este. Eu também sempre ia passando outros autores do gênero na fila de leitura. É que são tantos livros pra ler rsrsrsrs

      Excluir