terça-feira, 30 de junho de 2015

Resenha: Duna de Frank Herbert - volume 1


"Não conheço nada que se compare a este livro, a não ser O Senhor dos Anéis." - Arthur C. Clarke

Sinopse:
  Arrakis é um dos planetas mais importantes do Imperium. De paisagem estéril e sem expressão política, seu prestígio se resume a uma única riqueza: mélange - uma prodigiosa e disputada especiaria, somente produzida em seu território. Graças a um decreto oficial, o controle desse planeta deserto é concedido a um dos clãs mais poderosos da galáxia, a Casa Atreides. Mas o privilégio, conferido pelo próprio imperador, revela-se uma armadilha, fazendo de Arrakis o palco de um dos maiores golpes da história. Em meio à instabilidade política, o jovem Paul Atreides é preparado para liderar seus pares enquanto se inicia nos mistérios das Bene Gesserit, uma antiga irmandade que vê no rapaz a personificação de seu mais secreto ideal, o futuro da raça humana.

Opinião:
  Duna, publicado por aqui pela editora Aleph, é o primeiro livro de uma série de seis volumes. O filho de Frank Herbert, Brian Herbert, em parceria com o escritor Kevin J. Anderson, lançaram novos livros da série Duna, que até o momento não foram publicados em nossas terras.

  Pode-se dizer que Duna é um livro de ficção científica com traços de fantasia, que se difere da maioria dos livros do gênero, possuindo um mundo original muito criativo, contendo um enredo político e religioso denso, exigindo assim muito esforço e atenção do leitor. Embora o autor escreva muito bem, para um melhor aproveitamento da história a leitura deve ser mais lenta.

  Até por volta de um terço da obra, confesso que achei a história desinteressante, não me prendendo nem um pouco. Lá por volta da página 170 a história melhorou, despertando assim meu interesse e atenção até o fim.

  A narrativa se passa em um mundo futurístico, que possui uma tecnologia muito avançada - viagens interplanetárias em um curtíssimo tempo por exemplo - , mas mesmo assim a raça humana está com a água escassa, obrigando assim as pessoas a preservar o máximo possível a umidade corporal. 

  Os personagens em sua maioria são bem interessantes, sendo o de maior destaque o determinado Paul Atreides, que não mede esforços para a raça humana ter um futuro melhor. 
   
  O meu problema com a obra é que inciei a leitura com a expectativa muito alta, achando que seria um dos melhores livros que li na vida. E mesmo eu não gostando tanto assim da obra, e ainda não sendo quase surpreendido pelos acontecimentos, com certeza se trata de um livro no mínimo muito bom. Duna, com seu universo rico e original é recomendo para os fãs de ficção científica e fantasia que apreciam uma trama inteligente e uma leitura mais densa. Em breve farei a resenha da continuação da série, O Messias de Duna.

Minha nota: 9

11 comentários:

  1. Simplesmente amo esse livro! Ótima resenha, Maurilei. Estarei aguardando a resenha do próximo livro. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassiana, eu gostei do livro mas não tanto quanto eu imaginava. Demorei me envolver com a história e me surpreendi pouco com os acontecimentos. Acho que o problema foi comigo rsrsrsrs

      bomlivro1811.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Acontece, Maurilei. hehe Acho que fiquei muito empolgada, porque estou relendo o livro antes de continuar a série e estou gostando ainda mais do que na primeira vez que o li. :P

      Excluir
  2. Oi =D

    Eu simplesmente amo este livro! Eu amo o gênero e este é um dos meus favoritos.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Livy. O livro é muito bom mesmo, eu é que não gostei tanto dele quanto eu imaginava que iria gostar. O ponto forte em minha opinião é o magnífico universo criado pelo autor. Beijos !

      Excluir
  3. Duna pode não ser um livro assim tão vibrante, mas é daquele que a gente guarda no coração.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, a exceção de não ter gostado tanto assim do livro acho que é somente eu rsrsrrss

      Excluir
  4. Em breve lerei "Duna", preciso me sentir no clima pra isso. ahuauhauhuahuah

    Boa resenha, até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas gostam muito de Duna Vagner. Talvez eu é que não estava no clima rsrsrrsrs Até !

      Excluir
  5. Assim como o Vagner citou ali em cima, também preciso me sentir no clima para ler Duna. A história me chama a atenção, mas mesmo assim preciso de clima hahahaha
    Abraços, Maurilei!

    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Phelipe, depois que eu li Duna é que notei que é bom estar no clima rsrsrsrs Acho que irá gostar, abraços !

      Excluir