quarta-feira, 22 de abril de 2015

Resenha: Assassinato no Campo de Golfe de Agatha Christie


"Poirot é o melhor detetive de todos os tempos." -  The New York Times

"Agatha Christie está acima de críticas." - New Statesman and Nation

Sinopse:
  Uma carta de um desconhecido, com um pedido e socorro, leva o detetive belga Hercule Poirot e seu ajudante Hastings à França, em busca de respostas para uma série de perguntas. Qual seria a relação entre os dois assassinatos cometidos em um intervalo de mais de 20 anos ? Qual a ligação entre a mulher de um misterioso milionário e sua amante ? Qual a conexão entre um fio de cabelo, uma espátula ensanguentada, um cano de chumbo e um campo de golfe ? Após desvendar o misterioso caso de Styles, Poirot embarca nesta segunda aventura repleta de suspense, lindas jovens e amores frustados, e ainda precisa enfrentar seu melhor amigo apaixonado pela mulher que pode ser uma perigosa assassina.

Opinião:
  Assassinato no Campo de Golfe é a segunda aparição do investigador belga Hercule Poirot, da tão consagrada rainha/dama do crime, como é conhecida Agatha Christie.
  A trama da obra é bem construída, possuindo várias reviravoltas plausíveis, ficando difícil para o leitor identificar o culpado (os) entre vários suspeitos. A história é narrada por Hastings, sendo muito interessante a visão que ele tem de Poirot. 
  Me incomodou um pouco algumas atitudes de alguns personagens não serem muito convincente e também o romance contido na história não gostei, na verdade não gostei do romance incutido em nenhum dos livros da autora que li até agora, digamos que acho muito "meloso", mas há quem goste e respeito.
 Além do detetive belga e seu amigo Hastings, há alguns outros personagens interessantes, como a misteriosa "Cinderela"; e o detetive Giraud, que se torna uma espécie de rival de Poirot.
   Esta obra não se encontra entre os preferidos dos fãs da autora, porém é um bom livro para quem gosta do gênero investigação/suspense policial, sendo uma leitura leve, rápida e fluída. 
  A conclusão do livro é satisfatória, pois tudo se encaixa no final com algumas surpresas. 

Minha nota: 8


6 comentários:

  1. Reli esse livro há pouco tempo, não me recordava de quem era o assassino, e foi uma boa experiência. Curti muito as reviravoltas no final, vários finais falsos aparecendo, até a grande surpresa. Adoro o Hastings e foi legal que ele tivesse um envolvimento amoroso no livro, acabou dando bastante destaque ao personagem. Acho que esse modo inocente como ela retrata os romances em seus livros é um resquício da era vitoriana.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro em si é muito bom, mas não é do estilo dos que mais gosto do gênero. O livro E Não Sobrou Nenhum desta autora é um caso a parte, pois é um dos melhores livros policiais que mais gostei até agora.

      Excluir
  2. Olá, Maurilei! Acredita que ainda não li nada da Agatha Christie? rsrs Sempre que vou investir nos livros da autora, acabo colocando outra obra na frente. Mesmo assim, acompanho o que está saindo por aqui e acho que a editora tem feito um bom trabalho.

    Adorei a resenha. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cassiana ! Dos quatro livros que li até agora da autora, o único que gostei muito mesmo foi E Não Sobrou Nenhum, anteriormente publicado como O Caso dos Dez Negrinhos, que na minha opinião é uma obra prima. Que bom que gostou da resenha. Abraços !

      Excluir
  3. Oi Maurilei!
    Eu adoro a Agatha, mas são poucos os livros que lembro das histórias e desfecho (já li dezenas e alguns há muitos anos). Sei que li "Assassinato no Campo de Golfe", mas não lembro dos detalhes. Pena que o livro não agradou você 100%, mas é uma coisa é certa: é impossível não encontrar surpresas ao final de uma trama da Dama do Crime, né? ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mariana, não gostei tanto assim de Assassinato no Campo de Golfe, mas concordo com você em sempre encontrar surpresas no final dos livros da Agatha. Não sei se você já leu E Não Sobrou Nenhum da autora, este sim achei espetacular, sendo com certeza um dos melhores do gênero que li até agora em minha opinião. Tenho muitos ainda da Agatha para ler, e provavelmente terá muitos que irei gostar. Beijos.

      Excluir